quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Festival literário começa na sexta-feira em Curitiba

Curitiba sedia, entre os dias 16 e 18 deste mês, a primeira edição do Litercultura Festival Literário, que tem apoio da Fundação Cultural. A programação será concentrada no centro histórico - o palco principal será o salão do Palácio Garibaldi, mas haverá atrações integrando literatura às outras artes acontecendo em vários espaços.
O evento - que em uma prévia, em abril, trouxe o Nobel de Literatura sul-africano J. M. Coetzee - terá autores consagrados como Cristovão Tezza, Ana Maria Machado, Miguel Sanches Neto, Sidney Rocha e Luís Henrique Pellanda, além do jornalista Silio Boccanera.
Poucos festivais, ainda na ‘primeira dentição’, como diria Oswald de Andrade, podem se orgulhar de contar com um Prêmio Nobel”, diz Mario Helio Gomes, responsável pela escolha dos autores e a programação.
Outro autor internacional importante que virá a Curitiba pela primeira vez será o escritor português Gonçalo M. Tavares. Além de conversar sobre sua obra – das mais premiadas da língua -, ele dará uma oficina de criação literária. Por meio de uma parceria com a Fundação, que mantém o Programa Curitiba Lê,  foi promovida em junho uma roda de leitura em torno da obra do escritor, com grande procura do público.
Também estão programadas oficinas, exibições de filmes e apresentações de poesia e música - Flávio Stein, por exemplo, estreia uma nova mediação de leitura; Rodrigo Garcia Lopes lança um novo livro e CD e Chico César faz o encerramento, com elegias de amor e amizade.
Não se trata de mais uma festa literária ou feira de livro, no sentido de mais um evento do gênero”, diz Manoela Leão, que dirige o Litercultura. “Trata-se uma ação ampla, continuada, celebrando o livro, a literatura, por meio das várias linguagens e releituras, numa cidade que parece ter uma vocação natural para isso”.

Concurso - Poetas, contistas e cronistas têm à disposição mais uma forma de fazer conhecido o seu talento. Trata-se do concurso "Novos Autores Curitibanos". Promovido pelo Litercultura, com o apoio da Gráfica e Editora Monalisa e da Fundação Cultural de Curitiba, o concurso reunirá os melhores textos em uma antologia com tiragem de 2.000 livros. Cada um dos autores selecionados receberá 25 exemplares da obra publicada, que também circulará em bibliotecas, Casas da Leitura, Tubotecas e outros locais. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 8 de setembro pelo site www.graficamonalisa.com.br.
O acesso ao Litercultura Festival Literário será gratuito em todos os espaços e na maioria das oficinas. Os ingressos estarão disponíveis de 6 a 15 de agosto, de terça a sexta, no Memorial de Curitiba, das 10h às 12h e das 13h às 18h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário