quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Série Ritornello tem concerto com Luis Gustavo Surgik e Orquestra de Câmara

Dando sequência a uma das iniciativas inovadoras na programação musical da Fundação Cultural de Curitiba, em 2013, acontece neste fim de semana mais uma edição da Série Ritornello, com a Orquestra de Câmara de Curitiba, sob a direção musical de Luis Gustavo Surgik, também responsável pelo violino solo.
O concerto, que reúne no repertório obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Antonio Vivaldi (1678-1741), tem apresentações às 20h de sexta-feira (16), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e às 18h30 de sábado (17), na Capela Santa Maria Espaço Cultural, antecedida por palestra, às 17h45, do músico curitibano Marco Aurélio Koentopp, mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná.  Os comentários do palestrante permitem à plateia uma melhor apreciação do concerto.
A programação integra a temporada 2013 da Orquestra de Câmara de Curitiba, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.

O convidado – A Série Ritornello é dedicada àqueles que construíram uma carreira musical erudita em Curitiba e hoje integram importantes instituições em outros países. Desta vez, sobe ao palco o curitibano Luis Gustavo Surgik, que estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, aperfeiçoando técnicas com Paulo Bosísio, Max Rostal, Joseph Gingold e Felix Andreiewski. Foi solista em diversas orquestras no Brasil, e gravou um disco aos 15 anos, com compositores brasileiros. Premiado em vários concursos internacionais, em 1990 o violinista mudou-se para Moscou (Rússia), onde obteve o diploma de doutor na Academia Superior de Música Instituto Gnessinykh, destacando-se como solista em importantes festivais daquele país.
Em 1994, Surgik foi para a Alemanha, atuando como spalla em destacadas orquestras, além de ministrar aulas na Landesakademie Ochsenhausen, em Baden-Wüttemberg e produzir um CD, em 2007. No mesmo ano, comandou curso em Nanchang, na China, obtendo o certificado de professor convidado da Universidade de Nanchang. Desde 2009, atua como professor de violino na Escola Superior de Música de Trossingen, (Staatliche Hochschule für Musik Trossingen), na Alemanha. Luiz Gustavo Surgik toca em um violino Tommaso Balestrieri (1770), pertencente ao "Landeskreditbank Baden-Württemberg".

O espetáculo – A apresentação inicia com o Concerto em Mi maior para violino BWV 1042, de Bach, com três movimentos de grande efeito sonoro. Em seguida, Concerto para dois violinos em Si Bemol maior Opus 4 nº 1 – La Stravaganza, escrito por Vivaldi entre 1712 e 1713. A obra integra o conjunto de 12 concertos, dedicado a um nobre veneziano, Signor Vettor Delfino.
Na sequência, mais duas obras de Bach: Concerto para dois violinos em Ré menor BWV 1043 e Concerto para Brandenburgo nº 3 em Sol Maior BWV 1048. No Concerto para dois violinos, Bach permite que os dois solistas permaneçam incorporados à orquestra e se relacionem com absoluta igualdade. No segundo movimento encontra-se o ponto culminante da obra, com seu ritmo de dança siciliana, prevalecendo o diálogo entre os solistas.
No Concerto para Brandenburgo, o compositor apresenta um efetivo instrumental de cordas dividido em três coros, sendo três violinos, três violas, três violoncelos e contínuo. De maneira genial, esses três coros pertencentes à mesma família (cordas), ora dialogam ora se opõem, misturando-se com bastante equilíbrio.


As apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba acontecem na sexta-feira (16), às 20h, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida (vv. Nossa Senhora Aparecida, 1.637 – Seminário), com entrada franca. E no sábado (17), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural (rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro), os ingressos custarão R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário