quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Governo do Estado recebe doação de acervo do extinto Museu Matte Leão

Nesta quinta-feira (15), às 19 horas, será inaugurado um memorial à indústria da erva-mate, no Museu Paranaense, em Curitiba, com exposição do acervo do antigo Museu do Matte Leão. Também será assinado, entre a família Leão e a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), o termo de doação de quase mil peças do acervo do extinto museu. A entrada é franca e o memorial permanecerá com a exposição até março de 2015.
O memorial será uma forma de homenagear as famílias que constituíram esta indústria de imenso significado para a história do Paraná.
As famílias Leão, Correia, Fontana, Macedo, Carneiro, entre outras, foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico, social e cultural que permitiu a instalação da Província, em 1853, e seu crescimento em importância no cenário do país, ao tornar o segmento um expressivo produto de exportação. Graças à indústria do mate, o Paraná conseguiu sua emancipação de São Paulo, sua universidade, suas estradas ao litoral, portos e instituições culturais, como o Museu Paranaense.
O acervo doado é composto de móveis, embalagens diversas, medalhas, fotos, quadros, livros, ferramentas, material de marketing da empresa, documentos e uma coleção de cuias e bombas de prata para chimarrão. “Esse acervo faz jus ao ramo industrial mais importante do Paraná nos séculos 19 e 20 e recebê-lo enaltece o museu não só por conta da riqueza histórica do material, mas também por podermos mostrar essa história para as próximas gerações”, diz Renato Carneiro, diretor do Museu Paranaense.


O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco, e fica aberto à visitação de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 16 horas, Informações: 3304-3300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário