quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Memoriais Polonês e Ucraniano têm festividades no domingo

Neste domingo (25), as comunidades polonesa e ucraniana de Curitiba promovem diferentes programações para comemorar datas importantes de seu calendário. No Memorial da Imigração Ucraniana (Parque Tingui), a partir das 9h, acontece a festa em homenagem aos 22 anos da independência da Ucrânia e ao Dia Nacional da Comunidade Ucraniana no Brasil. A festa de Nossa Senhora de Czestochowa está na agenda do Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa), com o início das atrações às 12h. Os eventos nos dois endereços têm entrada franca. 
Berço de uma legião de imigrantes que escolheu o Paraná para viver, a Ucrânia completa 22 anos de independência e motiva encontro especial. Como o acontecimento exige, a festa da independência, no domingo (25), terá muita comida típica, artesanato, música e dança a cargo dos grupos folclóricos Barvinok e Poltava, revelando ao público as tradições ucranianas.
A independência da Ucrânia, conquistada em 24 de agosto de 1991, é uma data muito importante para a comunidade ucraniana de Curitiba, que revive sua história no Memorial da Imigração Ucraniana. Inaugurado em 26 de outubro de 1995, no Parque Tingui, em homenagem ao centenário da chegada dos imigrantes, o Memorial é um tributo à contribuição desse povo à cultura paranaense. 
Oito famílias de ucranianos chegaram ao Paraná em 1891, fixando-se na Colônia Santa Bárbara, entre Palmeira e Ponta Grossa, mas foi só a partir de 1895 que as grandes levas de imigrantes estabeleceram-se nos arredores de Curitiba e, mais tarde, em Prudentópolis e Marechal Mallet. Estima-se que até 1914, perto de 45 mil imigrantes ucranianos tenham chegado ao Paraná. O monumento principal do Memorial é a réplica da igreja ucraniana de São Miguel, na Serra do Tigre (município de Mallet), uma das mais antigas do país.

Padroeira da Polônia – O Memorial da Imigração Polonesa (Bosque do Papa) sedia, neste domingo (25), a comemoração de Nossa Senhora de Monte Claro Czestochowa, padroeira da Polônia. A tradicional festa da comunidade polonesa, em Curitiba, conta com apresentações de grupos folclóricos de diversas etnias, além da polonesa, entre elas alemã, grega, portuguesa, boliviana, japonesa e italiana, completando-se com solenidades religiosas e exposição de relíquias e fotos do Mosteiro de Jasna Góra e do Vaticano.
Outros destaques são o almoço polonês, às 12h, e a quermesse que toma conta do Bosque do Papa, com barracas vendendo produtos típicos da culinária polonesa, entre eles pierogi, broas, crem, rolady, linguiças, carnes assadas, defumadas e recheadas. Delícias doces como makowiek, marzki e os rocamboles também estarão à venda.
A festividade no Bosque do Papa lembra a presença da imagem de Nossa Senhora Czestochowa em Jasna Góra (Monte Claro), na Polônia. A santa foi coroada rainha daquele país em 1656, em Lwow, pelo rei João Casemiro. Séculos depois, a imagem recebeu duas coroas em ouro, uma para a Virgem e outra para o Menino Jesus, das mãos do Papa Pio X, que chefiou a Igreja Católica de 1903 a 1914.

A homenagem à “Rainha da Polônia” também inclui a solene introdução, no palco, às 17h, da imagem de Nossa Senhora de Czestochowa, cujo quadro que foi ofertado pelo papa João Paulo II, por ocasião de sua visita a Curitiba, em 1980. A celebração será oficiada pelo reitor da Missão Católica Polonesa no Brasil, padre Zdzislaw Malczewski, com cânticos de louvor a cargo do Coral João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário