quinta-feira, 15 de agosto de 2013

G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra apresenta “Blow Elliot Benjamin”

Depois de lotar os auditórios da Caixa Cultural em Fortaleza e Brasília, em abril, o espetáculo “Blow Elliot Benjamin”pode ser apreciado mais uma vez pelo público curitibano no mês de agosto.
O texto escrito por Cleide Piasecki para o teatro, acabou se tornando um espetáculo de dança. A coreografia para o G2 foi criada com a colaboração dos bailarinos da Companhia, e estreou em 2011 no Guairinha, e depois percorreu diversas cidades do interior do Estado possibilitando que milhares de pessoas assistissem o espetáculo. A cenografia e figurinos são do artista Gelson Amaral Gomes e a assistência coreográfica é de Júlio Mota.
A montagem apresenta várias histórias baseadas em situações do cotidiano. Entre elas Cleide usou como base o drama vivido por um inglês que depois de ser diagnosticado com uma doença terminal, perde completamente a noção da realidade e resolve aproveitar o tempo que lhe resta gastando dinheiro e se desafazendo de todos os seus bens.
Na trama, Elliot depois de receber a notícia de seu câncer, abandona o trabalho, deixa de pagar a hipoteca da casa e se desfaz dos poucos bens que possuía, ficando somente com um terno com o qual deveria ser enterrado. Com o dinheiro compra um jazigo, faz uma apólice de seguro e resolve aproveitar seus últimos dias numa farra de gastanças com a esposa. Seis meses depois Elliot continuava vivo e seus sintomas haviam desaparecido; ele então procura seu médico, submete-se a novos exames e para sua surpresa surge um novo diagnóstico: uma pancreatite perfeitamente curável. Um ano depois todos começam a estranhar o “excesso de vida” de Elliot e passam a cobrar-lhe os favores concedidos por conta de seu grave estado de saúde e, acuado, ele decide guardar segredo sobre o falso diagnóstico.
Um dia num acidente banal Elliot se engasga com um osso de galinha e um pequeno fragmento penetra o pulmão provocando-lhe a morte. Sua esposa imediatamente aciona o seguro, mas não conta a causa do falecimento já que o seguro cobria apenas morte natural. Entretanto, durante o velório, um funcionário da seguradora a comunica de que ela não será beneficiada, pois a autópsia revelou que a morte de seu marido fora acidental. Com raiva ela expõe a todos os presentes no velório a história do falso diagnóstico, e aos poucos a capela se esvazia ficando o corpo de Elliot apenas em companhia de Benjamin, um velho coveiro, que se compadece com a história. Na hora do cortejo fúnebre, Benjamin é instruído a enterrar o corpo em uma vala comum porque o jazigo comprado por Elliot fora tomado por falta de pagamento. Mas o coveiro depois de prestar-lhe as últimas homenagens, decide enterrá-lo num terreno de sua propriedade onde havia uma sepultura e sobre ela a estátua de um cão. Ali jazia o corpo de seu melhor amigo, um cachorro chamado “Blow”. Após sua morte Benjamin também é enterrado no mesmo local e a lápide na sepultura passou a ter a seguinte inscrição: “Blow Elliot Benjamin”.

Gelson Amaral Gomes (cenógrafo, figurinista e aderecista) – arquiteto e cenógrafo tem em seu currículo, inúmeros trabalhos para o teatro, cinema, televisão, exposições e outros eventos. Entre as premiações que recebeu em sua carreira, constam o Prêmio Shell/2001 com o espetáculo “Da Arte de Subir em Telhados” (Cia . Armazém do Teatro, Rio de Janeiro); Prêmio Cultural Inglesa de Teatro/2000; Indicações ao Troféu Gralha Azul por diversos trabalhos realizados com diferentes grupos teatrais.
Participação na Quadrienal de Cenografia de Praga, República Tcheca, em 2003.

Cleide Piasecki - diretora teatral, autora, atriz e coreógrafa, conhecida do público paranaense por sua extensa atuação. Publicou um livro com os seus textos de teatro adaptados para legendas. Entre seus inúmeros trabalhos, dedica-se ao projeto "Cultura para os Sentidos" buscando diminuir a distância entre a sociedade e as pessoas com deficiência. Em 2007, através do espetáculo "A Feia", iniciou parceria com Josiane Poleski e Marcelo de Carvalho Pedrosa, (portadores de deficiência auditiva em grau profundo), pela campanha Legenda Nacional (www.legendanacional.com.br).


As apresentações de “Blow Elliot Benjamin” acontecem no Guairinha. Na sexta-feira e sábado, às 20h30 e domingo, às 18 horas. Os ingressos custam R$ 10,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário