sábado, 17 de agosto de 2013

Violinista James Ehnes toca com a Orquestra Sinfônica do Paraná

O violinista James Ehnes acompanha pela primeira vez a Orquestra Sinfônica do Paraná - regida pelo maestro Osvaldo Ferreira - no concerto matinal deste domingo (18), às 10h30. Ehnes se tornou destaque internacional muito jovem, quando se apresentou com a Orquestra Sinfônica de Montreal, as treze anos de idade. Formado pela Juliard School, onde ganhou o Prêmio Peter Mennin de Excelência e Liderança em Music, é considerado o “Jascha Heifetz” da atualidade - Jascha Heifetz é um dos maiores virtuoses da história do violino do século XX. 
James já se apresentou em mais de 30 países, e já realizou várias gravações que lhe renderam inúmeros prêmios, incluindo seis Junos, um Grammy e um prêmio Gramophone. Em outubro de 2005, ele foi premiado com um grau de Doutor em Música (honoris causa) da Universidade de Brandon e em julho de 2007 se tornou o mais jovem eleito Fellow da Royal Society of Canadá. Toca o Stradivarius “Ex Marsick” de 1715, instrumento da Fulton Collection.

Programa - O “Concerto para violino e orquestra em Re Maior, Op. 77”, escrito por Johannes Brahms em 1878 é um dos principais concertos do repertório para o instrumento. A peça foi dedicada ao violinista Joseph Joachim, amigo do compositor.
A segunda obra do concerto, “Sinfonia nº 11” é do compositor russo Dmitri Shostakovitch. A peça, escrita em 1957 para o quadragésimo aniversário da “Revolução de Outubro” possui passagens marcantes que fazem referência ao massacre conhecido como “Domingo Sangrento” (Revolução Russa de 1905).


Os ingressos para este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário