quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Rodrigo Garcia Lopes lança disco e livro na Litercultura

Dia 16 de agosto, sexta, às 22:00, no Wonka Bar (rua Trajano Reis, 326), o poeta e compositor Rodrigo Garcia Lopes lança seu novo álbum, “Canções do Estúdio Realidade”. O lançamento faz parte da programação do festival literário Litercultura. Rodrigo Garcia Lopes (voz e violão), interpreta as 12 canções do disco acompanhado pelo baterista curitibano Marcelo Chytchy.
O novo álbum e o show trazem canções de sua autoria compostas nos últimos anos (“Quaderna”, “Alba”, “Cerejas”, “Fugaz”, “Álibis”, “Vertigem”, “Rito”, “New York”), parcerias com Paulo Leminski (“Adeus”), Neuza Pinheiro (“Butterfly”) e Bernardo Pellegrini (“Iluminações”), além de “Ninguém Melhor que Ela”, versão do autor para “Nobody Does it Better”, de Carole Bayer Sager e Marvin Hamlisch e algumas surpresas. Canções do Estúdio Realidade aprofunda e adensa as experiências musicais iniciadas em “Polivox” (2001) enquanto explora, em doze faixas, formas possíveis de compor canções hoje em dia.
Canções que se tornam campos de possibilidades poético-musicais. Letras bem acabadas, que “tem o que dizer”, fundem-se a melodias sofisticadas e inspiradas. Seguindo uma tradição de artistas da música brasileira que se especializaram na arte de combinar palavras e música, o novo disco de Rodrigo Garcia Lopes leva adiante sua pesquisa musical, sedimentando um diálogo entre a canção brasileira, o jazz, a tradição trovadoresca medieval (aqui situada num contexto urbano e globalizado) estilos como funk, rap, blues, a MPB e a música instrumental, comprovando a capacidade de reinvenção da música popular brasileira contemporânea.

Ele acaba de lançar dois clipes, “Quaderna” e “New York”, dirigidos por Anderson Craveiro, já disponíveis na internet e pelo site do autor, www.rgarcialopes.wix.com/site. Autor de 14 livros, tradutor de Whitman, Rimbaud, Laura Riding e Sylvia Plath, ele também edita a revista Coyote. No evento, além do disco (à venda por R$ 25,00) ele também estará autografando seu novo livro de poemas, “Estúdio Realidade”, seu primeiro livro de poemas desde 2004, e que acaba de ser lançado pela 7Letras do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário