segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Casa da Bruxa é reaberta no Alemão com mais conforto e novidades

A Casa Encantada, no Bosque Alemão, foi reaberta ao público, após uma reforma que promoveu melhorias na parte externa e interna. A programação também terá novidades a partir de agora. O espaço é conhecido como a Casa da Bruxa, em alusão às bruxas contadoras de histórias que apresentam adaptações da obra dos irmãos Grimm.
Por mês, cerca de 1.500 pessoas frequentam o local, que ficou mais bonito e aconchegante para receber adultos e crianças. As obras foram executadas com recursos da Secretaria Municipal da Educação. Foi feita a substituição do assoalho de madeira, reforma dos banheiros, pintura e impermeabilização da casa, além da construção de um muro de arrimo.
Na parte interna a novidade são desenhos que fazem alusão às bruxas contadoras de histórias e à casa feita de doces do Conto de Fadas de João e Maria, dos irmãos Grimm.
A Casa Encantada é uma das 192 unidades que compõem a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares. “É também um ponto turístico e cultural da cidade, que as famílias frequentam para ouvir ou ler histórias infantis. Além da contação de histórias feitas pelas bruxas, que são professoras da rede municipal de ensino com formação em literatura infantil, as pessoas podem manusear e ler os livros do acervo composto por aproximadamente 3 mil livros”, explica a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
O local também é conhecido por atrair crianças pequenas que vão até lá para entregar chupetas e mamadeiras para a bruxa. Todos os apetrechos infantis são colocados num caldeirão que reúne centenas de objetos. A entrega das chupetas e mamadeiras marca de uma forma lúdica um rito de passagem da vida das crianças, e, ao mesmo tempo, reforça elementos das histórias contadas na casa. Para chegar até a Casa Encantada é preciso percorrer uma trilha por dentro do bosque e acompanhar em totens de madeira a adaptação da historia de João e Maria.

Casa Encantada - Aberta diariamente, das 9h às 17 horas. A Hora do Conto acontece nos fins de semana e feriados, às 11h, 14h e 16 horas. Agendamento para escolas pelo telefone 3568-10 87, de terça a sexta-feira. Também pelo e-mail: fsbosquealemao@sme.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário