sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Músicos curitibanos vencem concurso do Festival Villa-Lobos

O Duo Palheta ao Piano, formado pelo clarinetista Jairo Wilkens e pela pianista Clenice Ortigara, conquistou o primeiro lugar no 3º Concurso de Música de Câmara do Núcleo Pedagógico do 51º Festival Villa-Lobos, que acontece no Rio de Janeiro, até este domingo (24). Os músicos, que atuam em Curitiba, foram os únicos representantes da Região Sul e o único duo a ser premiado.  
O Festival Villa-Lobos é considerado o maior evento na área da música de câmera realizado no Brasil, sendo que o concurso que integra a programação pedagógica é um dos mais importantes do país. A agenda do evento conta com uma vasta programação artística com renomados instrumentistas eruditos, além de promover oficinas de formação em música de câmera.
Este ano, o concurso recebeu 40 inscrições de grupos de todo o Brasil, nas suas mais variadas formações. Após análise de currículo, 21 grupos foram pré-selecionados a participar das oficinas de formação. Cada grupo apresentou  repertório composto por duas obras contrastantes, sendo uma brasileira, com duração máxima de 20 minutos. As aulas foram ministradas nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ao término das oficinas, os professores do Núcleo Pedagógico escolheram cinco finalistas, que se apresentaram no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil, na noite de 17 de novembro. A banca julgadora que integrou a etapa final foi composta por três músicos e professores que não ministraram nenhuma oficina para os alunos nos dias anteriores.
O concurso é um marco importante na história da música de câmera no Brasil, sendo um celeiro de jovens cameristas e despertando uma nova conscientização profissional. O prêmio vem coroar um trabalho iniciado em 2000 pelo Duo Palheta ao Piano, que já venceu 16 concursos nacionais e um internacional, além de ter lançado este ano seu primeiro CD, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Mecenato Subsidiado da Prefeitura de Curitiba. 
Com apresentações em destacadas salas de concertos, entre elas o Teatro Amazonas de Manaus e nos espaços cariocas da Sala Cecília Meireles, Museu da República, Igreja da Candelária e UNIRIO – Universidade Federal do Rio de Janeiro, o duo já residiu nos Estados Unidos, onde se apresentou na Rogers Whitmore Recital Hall (Universidade de Missouri), Boone Historical Society, Ethical Society of St. Louis e UMKC – Conservatory of Music.
Clenice atua como pianista do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e é professora de Música de Câmara na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Jairo, atualmente, é solista especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (SP). O público terá a oportunidade de conferir o talento de Jairo Wilkens como clarinetista convidado no concerto que a Camerata Antiqua de Curitiba realiza nos dias 29 e 30 de novembro, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, sob a regência do maestro norte-americano Keith McCutchen.

Para saber mais:




facebook festival - https://www.facebook.com/FestivalVillaLobos

Nenhum comentário:

Postar um comentário