terça-feira, 12 de novembro de 2013

Museu Oscar Niemeyer recebe exposição do arquiteto e designer Manoel Coelho

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe a exposição “45 Manoel Coelho – Arquiteturadesign”, na sala 10, a partir desta quarta-feira (13). Com curadoria de Irã José Taborda Dudeque, a mostra realiza um panorama sobre a trajetória artística do arquiteto e designer Manoel Coelho, que completa 45 anos de carreira. São projetos visualizados por meio de painéis fotográficos, desenhos, maquetes e vídeos.
Manoel Coelho diplomou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná em 1967, onde foi professor titular e coordenador do curso por vários anos. Participou do processo de Planejamento Urbano de Curitiba com projetos como o Mobiliário Urbano e a revitalização da Praça Osório. É o responsável pela arquitetura do Centro de Design do Paraná e do Tecnocentro.
Recebeu várias premiações destacando-se o Prêmio pelo Conjunto da Obra no XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer; Prêmio pelo Projeto de Sinalização e Mobiliário Urbano de Curitiba na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo; Prêmio de Excelência na 2ª Bienal Brasileira de Design; além de participações na Bienal de Arquitetura de Buenos Aires, e Bienal Mundial de Arquitetura de Sofia, Bulgária.
Os edifícios criados por Manoel Coelho são, quase sempre, baseados em formas ortogonais e ângulos de 90º. Para o historiador e curador Irã Taborda, “a produção de Manoel Coelho é bem pouco espetacular”. Ressalta o historiador que basta observar a simplicidade estrutural e funcional do edifício administrativo da PUCPR, a relação simples e eficiente de concreto e alvenaria dos demais blocos daquela Instituição, ou dos prédios didáticos da Universidade Positivo.
No mesmo dia da abertura acontece o lançamento do livro com mais de 300 páginas “Manoel Coelho – Arquiteturadesign” sobre sua trajetória profissional, com textos do arquiteto e historiador curitibano Irã Dudeque Taborda; da professora e pesquisadora de Design, Ethel Leon; do historiador e crítico de Arquitetura Hugo Segawa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário