quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"Ouro de Mina" na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, a partir desta quinta-feira (28) até domingo (1º), o show “Ouro de Mina”, com o trio maranhense formado por Papete (percussão), Murilo Rego (teclado), e Erasmo Dibell (violino). O repertório propõe uma viagem sonora pelo Brasil, ao reunir cerca de 15 músicas de autores como Almir Sater, João do Vale, Milton Nascimento, Théo de Barros, Oscar Castro Neves, Flavio Venturini e o próprio Dibell, entremeadas por “causos” bem-humorados e citações do “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa.
Acompanhados pelo percussionista e compositor Carlos Pial, e pelo acordeonista Rui Mário, os três artistas propõem um show “com um pé no terreiro maranhense e os olhos voltados para a música universal”, como define Papete. A influência do Maranhão pode ser percebida na parte rítmica, que deixa entrever a admiração dos músicos pela cultura “Mina Gêge”, herança deixada no estado pelos negros africanos da etnia Gêge. “A cultura Mina é a riqueza ancestral que se transforma em ouro cultural”, define o percussionista, justificando o nome do espetáculo. Mas o show também poderia se chamar Simples, na opinião do músico, que pretende oferecer ao público um repertório de sonoridades únicas, com novos conceitos de musicalidade, mas sem complicação.
José de Ribamar Nunes, o Papete, que lidera o espetáculo, nasceu em 1947, em Bacabal (MA). Com 40 anos de carreira e 23 discos lançados, foi considerado o melhor percussionista brasileiro, de 1983 a 1985, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Nesse período, tocou com músicos como Hermeto Pascoal, Toquinho e Vinicius, Benito de Paula, Renato Teixeira, Almir Sater, Sara Vaughan, Ornella Vanoni e Sadao Watanabe, entre outros. A partir de 1990, passou a se apresentar pelo pais com banda própria, dedicando-se à pesquisa, registro e divulgação das obras de compositores maranhenses.
Ao longo de sua carreira artística, atuou também em shows e gravações com Rosinha de Valença, Marília Medalha, Osvaldinho da Cuíca, Inezita Barroso, Diana Pequeno, César Camargo Mariano, Rita Lee, Angelo Branduardi, Andreas Wollenweider e Alex Acuña, entre outros. Obteve notoriedade internacional por sua técnica no berimbau.

Os ingressos para o show “Ouro de Mina” custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é livre para todos os públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário