terça-feira, 26 de novembro de 2013

Cinemateca exibe curta paranaense premiado no Festival de Brasília

A Cinemateca de Curitiba exibe, nesta quinta-feira (28), o filme “A Que Deve a Honra da Ilustre Visita Este Simples Marquês?”, dos cineastas paranaenses Rafael Urban e Terence Keller. O curta-metragem terá sessões às 19h e 20h, seguidas de um breve bate-papo com os diretores do filme e de Max Conradt Jr., protagonista do curta, com mediação do cineasta Eduardo Baggio.
Em setembro deste ano, a produção ganhou três prêmios no 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (um dos mais tradicionais do país): o troféu Candango de melhor direção, na competição de documentários em curta-metragem, o Prêmio da Crítica, atribuído e organizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e o Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-metragem.

Sobre o filme - “A que deve a honra da ilustre visita este simples marquês?”. A frase com que o colecionador Max Conradt Jr. recebe cada visitante que chega em sua casa, onde guarda uma grande coleção de revistas, obras de arte, cartazes e objetos que representam a “memória do mundo”, dá nome ao filme que foi idealizado após uma conversa com o personagem, há cinco anos. Segundo Rafael Urban, o filme é sobre Max. As coleções funcionam mais como um pretexto.
Fizemos umas 20 visitas a ele. Conhecemos tudo e ouvimos várias histórias - algumas mais de uma vez. Ele é um grande contador de histórias”, diz Rafael.
Ele tem 82 anos e uma coleção gigantesca. E há um certo impasse do que será feito com ela no futuro. Tem todas as Playboys americanas, inclusive a número 1, com a Marilyn Monroe, que ele não encontrava no dia da filmagem. E ele continua até hoje aumentando a coleção”, lembra Rafael.
Em 2010, os cineastas decidiram produzir o curta sobre o colecionador. Fizeram a inscrição pela Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Mecenato e, a partir disso, captaram R$ 54 mil com a Unibrasil para realizar o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário