terça-feira, 26 de novembro de 2013

Centro Juvenil de Artes Plásticas comemora 60 anos de existência

Durante todo o ano de 2013 atividades foram realizadas para celebrar os 60 anos de existência do Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). Nesta quarta-feira (27) atividades especiais, como o lançamento do selo comemorativo dos 60 anos do CJAP, marcam a data.
A programação inicia às 14h30, no Auditório Brasílio Itiberê, com apresentação da cantora Renata Bueno e a leitura de um texto comemorativo, que será feita pela ex-aluna Circe Scheer. Depois, às 15h45, ocorre a palestra “Cultura, Arte e Educação”, com a doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, Mirian Celeste Martins.
Depois da palestra, a comemoração continua no CJAP, onde, às 18h30, ocorre o lançamento do selo comemorativo dos 60 anos do espaço e a abertura da exposição “Arquitetura e Memória”, que conta com obras dos alunos do Centro, que se inspiraram na arquitetura do espaço para criá-las. A mostra fica em cartaz até 14 de março de 2014.

O Centro - A história da criação do CJAP está ligada ao idealismo do educador e artista Guido Viaro. O artista tinha por meta estimular a criança a gostar da arte e assim despertar a criatividade com perspectiva de contribuir para o desenvolvimento e formação do caráter humano.
Em 1953, como parte das comemorações do centenário da Emancipação Política do Paraná, o professor Guido Viaro juntamente com outros professores e pedagogos organizaram uma exposição com cerca de 1000 trabalhos de arte infantil, selecionados de um total de 13 mil outros trabalhos elaborados por crianças entre 6 e 14 anos, de diversas escolas públicas do Estado.
Com o sucesso da mostra foram tomadas algumas decisões e definições quanto à Antiga Escola de Arte de Viaro, que tornou-se então o Centro Juvenil de Artes Plásticas. Inicialmente, o CJAP oferecia cursos de pintura e cerâmica. Com o passar dos anos novas técnicas e conhecimentos foram incorporados como a xilogravura, o desenho, a pirogravura, o teatro, a gravura, a tecelagem, entre outros.

Programação no Auditório Brasílio Itiberê (rua Ébano Pereira, 240, Centro)

14h30: Apresentação musical de Renata Bueno

15h30: Leitura do texto comemorativo feita pela ex-aluna Sra. Circe Scheer

15h45: Palestra “Cultura, Arte e Educação”, com Mirian Celeste Martins, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, arte, mediação, formação de educadores e educação.

Programação no CJAP (rua Mateus Leme, 56, São Francisco)

18h: Apresentação do Trio Lucas Miranda (cavaquinho), Lucas Mello (violão 7 cordas) e Vinícios Araujo (violão)

18h45: Solenidade de lançamento do selo comemorativo dos 60 anos do Centro Juvenil de Artes Plásticas

19h15: Abertura da exposição “Arquitetura e Memória”

19h20: Coquetel

Nenhum comentário:

Postar um comentário