segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Show no Teatro Londrina mostra talentos do projeto Nosso Canto

Um repertório erudito, com pitadas de música popular, integra o espetáculo que os alunos do projeto Nosso Canto, dos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba do Boa Vista e do Portão, apresentam nesta terça-feira (12), às 20h, no Teatro Londrina do Memorial de Curitiba. Sobem ao palco mais de 60 cantores que, sob a orientação do músico Alexandre Mousquer, mostram o aprendizado obtido em sala de aula. A entrada é franca.
No programa estão obras de Vivaldi, Monteverdi, César Frank, Schumann, Liszt, Mozart, Bizet, Verdi, Puccini, Waldemar Henrique e Villa-Lobos. Serão interpretadas peças sacras, árias antigas, Lied (canção com arranjo musical para piano e cantor solo), canções brasileiras e árias de ópera. Participam como convidados os cantores solistas Ana Vargas, Danielle Oliveira, Jean Carlos Gorges, Marcelo Dias, Michele Coelho e Neto Martins, além do pianista Breno Lima. Também atuam como solistas alguns dos integrantes do coro de alunos.
Um dos destaques da apresentação fica por conta da aluna Luiza Oliveira, de 12 anos de idade, que fará o solo de Panis Angelicus, de César Frank, acompanhada pelo coral formado por cantores de diferentes faixas etárias. Adolescentes e adultos que frequentam as aulas demonstram a dedicação ao canto, aprimorando técnicas e, muitas vezes, desenvolvendo carreiras artísticas. “Os participantes empenham-se na arte do canto, mesmo depois de um dia de trabalho em outras áreas”, destaca o tenor Mousquer, que empresta seu conhecimento ministrando aulas na Regional Boa Vista, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30, e às quartas e quintas-feiras, na Regional Portão, também das 19h às 21h30.
Nascido em Florianópolis (SC), Alexandre Mousquer estudou na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap).  Integrante do coro da Camerata Antiqua de Curitiba, atuou como solista em diversas obras apresentadas no Brasil e exterior, frente a importantes orquestras, além de participar de várias óperas. Como professor de técnica vocal, preparou com sucesso muitos cantores para o vestibular da Embap. Também desenvolve trabalho de regente, respondendo por espetáculos como Sinos de Natal, apresentado no Teatro Positivo.

O projeto – O projeto Nosso Canto, nascido na Rua da Cidadania do Boqueirão, em 1998, é mais uma das iniciativas da Fundação Cultural de Curitiba que mereceram a aprovação das comunidades. O sucesso obtido ao longo dos anos levou à proposta de introduzir o canto coral em todas as Regionais de Curitiba, com a formação de diversos grupos dedicados à arte do canto.
O objetivo de oferecer a oportunidade de conhecimentos básicos sobre técnica vocal, fisiologia da voz, impostação vocal e dicção, além de visar à descoberta de novos talentos, tem sido amplamente alcançado, com o número de participantes extrapolando as expectativas. As apresentações dos grupos comprovam o preparo obtido pelos cantores e estimulam a criação de novos grupos, alimentando o desenvolvimento cultural nas várias regiões da cidade.
Atualmente, o projeto conta com 583 alunos em todas as Regionais curitibanas. A meta é dobrar o número de atendimentos, oferecendo mais um dia de aula por semana e uma agenda antecipada de exibições. Os integrantes dos corais são selecionados durante oficina de Técnica Vocal, cujas inscrições abrem no mês de fevereiro de cada ano, em todas as Regionais. Na seleção são considerados elementos como timbre, musicalidade, afinação, memória melódica e rítmica.
O Nosso Canto tem dado bons frutos, entre eles o grupo Madrigal em Cena, especializado em concertos de música erudita e folclórica de forma cênica, revelando novos talentos, como Paulo Cezar Camargo, já graduado em flauta transversal; Anderson Zabrocki, acadêmico no curso de Música da Universidade Federal do Paraná – UFPR e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap; e Jonatas Luiz Monteiro, que desde 2012 estuda na Bélgica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário