quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Jornal Cândido traz segunda parte do especial de cenas literárias

A 28ª edição do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz a segunda parte do especial sobre cenas literárias, que em duas edições mapeou dez grandes cidades brasileiras. Depois de ter retratado, em outubro, a agitação literária em Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Belém (PA), Recife (PE) e Fortaleza (CE), a edição de novembro do Cândido traz matérias sobre autores que vivem em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Salvador (BA) e Brasília (DF). Junto com as reportagens, inéditos dos escritores dessas cidades completam o especial.
A série de reportagens mostrou que a diversidade literária no Brasil não está apenas no circuito mais conhecido do Sudeste. Ela também se encontra em outros centros do país. O especial também confirmou aquilo que o nosso próprio mercado editorial vem mostrando há algumas décadas. A produção de prosa e poesia aumentou, há muitos jovens autores surgindo e encontrando mais facilidade para publicar, seja por meio de mecanismos ofertados pelo Estado, como concursos e editais, ou por iniciativa própria, já que a autopublicação se tornou uma saída viável para muitos escritores.
Além das cinco matérias sobre cenas literárias brasileiras, a edição de novembro do Cândido traz bate-papo com o poeta e romancista Paulo Scott, que participou do sétimo encontro do projeto “Um Escritor na Biblioteca” em 2013.
Entre os inéditos, destaque para o conto “À maneira negra”, do escritor Benedito Costa Neto, que integra a seção “Em Busca de Curitiba”, e para o poema “A estrutura”, do poeta de Paranavaí Altair Cirilo dos Santos.

O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário