terça-feira, 26 de novembro de 2013

Marília Vargas em apresentação na Capela Santa Maria

Um dos nomes mais importantes do canto lírico paranaense, a soprano Marília Vargas, que desenvolve carreira internacional, é a atração da Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h destas quarta e quinta-feiras (27 e 28), com o concerto “Si Dolce è il Tormento”, dedicado à música italiana do século 17. O espetáculo de música de câmara conta com a participação do brasileiro especializado em cordas dedilhadas, Guilherme de Camargo (teorba), e dos argentinos radicados na Europa, Dolores Costoyas (archilaud, instrumento semelhante ao alaúde) e Juan Manuel Quintana (viola da gamba).
No programa estão as obras de Giulio Caccini (1551-1618);  Claudio Monteverdi (1567-1643);  Girolamo Frescobaldi (1583-1643); Tarquínio Merula (1595-1665);  Luzzasco Luzzaschi (1545-1607); e Giovano Felice Sances (1600-1679).
O repertório destaca um dos períodos mais marcantes da história da música. O século 17 foi responsável por uma alteração substancial na forma de pensar a música. Em oposição à complexidade do contraponto estabelecido no final do renascimento, o texto volta a ter importância fundamental, e sua compreensão passa a ser tão importante quanto a beleza das melodias que lhe dão vida.
Giulio Caccini (1551-1618) demonstra essa intenção no prefácio de seu livro de canções “Le Nuove Musiche”, de 1602, referindo-se ao que teria aprendido nas reuniões da Camerata Fiorentina, grupo de intelectuais que delineou as bases desse novo pensamento: “Posso verdadeiramente dizer que ganhei mais ouvindo suas discussões que com meus trinta anos de contraponto. Esses cultos cavalheiros encorajaram-me e, com raciocínio lúcido, convenceram-me a não estimar aquele tipo de música que, impedindo qualquer compreensão do texto, destrói tanto sua forma quanto seu conteúdo”.
Assim nasceu a “nova música”, de expressividade ímpar, escrita para uma única voz, com acompanhamento de um baixo e uma harmonia simples, na qual apenas são ressaltados os afetos sugeridos pelas palavras do texto. O espetáculo “Si Dolce è il Tormento” é um recorte significativo do auge da criação musical influenciada por esta inovadora maneira de fazer música.

Esta apresentação da soprano Marília Vargas tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário