segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Sesi Arte Contemporânea será aberta ao público

Nesta terça-feira (12), o Centro Cultural Sistema Fiep abre seu espaço para o projeto Sesi Arte Contemporânea – Mostra 2013. Com seleção nacional realizada por Keila Kern, Paulo Reis e Dora Longo Bahia, este ano vão expor seus trabalhos os artistas Marcelo Armani, Samuel Dickow, Traplev e Tales Bedeschi.
Segundo a curadora da mostra, Keila Kern, as proposições se colocam como reflexões artísticas partícipes dos atuais movimentos das ruas. “Esta exposição é uma primeira inflexão sobre o ano de 2013, uma mostra ao mesmo tempo silenciosa e barulhenta, atual até nas contradições que apresenta”, conta Keila Kern.
Marcelo Armani, do Rio Grande do Sul, é artista sonoro e músico improvisador. Em sua exposição intitulada “tranS(obre)por #07 - Instalação Sonora Processual”, compõe uma série de peças sonoras, utilizando como “instrumentos” a própria superfície da cidade em que o projeto é aplicado. Essas peças são criadas a partir de fragmentos de sons e ruídos que são produzidos nas avenidas, ruas e em diversos ambientes do local.
Já o paranaense Samuel Dickow mostra o trabalho “Dispositivos móveis”, que traz ao espaço pinturas organizadas sob uma estante de metal. Quase todo o conjunto de pinturas produzidas pelo artista Samuel Dickow integram o trabalho pensado no trânsito entre o processo de produção pictórico, circuitos expositivos criadores de modos de representação e a dimensão de acervo institucional/particular.
O projeto do artista Traplev, de Recife, constrói uma situação no espaço expositivo que parte do princípio das relações entre as esferas da sociabilidade, negociação e crítica. Por fim, o mineiro Tales Bedeschi mostra no espaço a sua exposição intitulada “espaço (“céu”) e tempo (“antes”)”, na qual o artista tece um olhar para esses temas através de gravuras.
“Esta iniciativa tem como objetivo valorizar a produção de arte contemporânea no país, promovendo e facilitando a divulgação do trabalho dos artistas, assim como o acesso à arte para o público em geral”, destaca a gerente de cultural do Sesi/PR, Anna Zétola.

O Centro Cultural Sistema Fiep está situado na avenida Cândido de Abreu, 200, Centro e a mostra pode ser visitada até dia 19 de janeiro, de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário