quarta-feira, 20 de novembro de 2013

FIDÉ, uma janela para o documentário estudantil

Valorizar e difundir a produção documental realizada em escolas, universidades e cursos livres em todo o mundo. Essa é a premissa do FIDÉ – Festival Internacional do Documentário Estudantil, que há seis anos acontece na França e, desde o ano passado, é realizado também no Brasil, aqui em Curitiba.
De 22 a 24 de novembro de 2013, a Cinemateca de Curitiba, espaço mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, recebe a segunda edição do festival que exibirá documentários, entre curtas, médias e longas-metragens de mais de 10 países, com legendas em português. Na sexta-feira (22), a sessão especial de abertura exibe o documentário Linha Vermelha, do diretor português José Filipe Costa, que estará presente para um bate-papo com o público. A mostra estudantil acontece no sábado (23) e domingo (24), com a projeção de filmes produzidos por alunos de importantes centros pelo mundo, como a Wajda School, na Polônia, a ScreenAcademy Scotland e a francesa La Fémis.
Assim como o evento francês, o FIDÉ Brasil não é uma mostra competitiva voltada a premiações, mas uma vitrine ampla e diversa para promover o trabalho de jovens realizadores. Os filmes selecionados para as sessões também apontam tendências de linguagens e de temas, sinalizando os novos caminhos da produção documental mundial. A curadoria do evento é de Eduardo Baggio, Demian Garcia, Elisandro Dalcin e Mariana Sanchez, além dos curadores convidados, para esta edição Ana Johann e João Menna Barreto.

Origem - O FIDÉ (sigla para Festival International du Documentaire Étudiant) nasceu do desejo de estimular e apoiar a produção de documentários, sendo o único festival dedicado exclusivamente às produções documentais estudantis na França. Ao longo de cinco edições, desde 2008, cerca de 150 filmes e documentários sonoros foram exibidos ao público, originários de mais de 25 países, como Bulgária, Inglaterra, Rússia, Marrocos, Líbano, República Tcheca, Eslovênia, Birmânia, Espanha, entre outros. Além das sessões, o evento privilegia debates, performances musicais, entre outras atividades.
O FIDÉ Brasil 2013 tem sessões na sexta-feira, 20h; sábado a partir das 15h e domingo a partir das 16h. A entrada é franca. Informações e programação completa em www.fidebrasil.com ou www.facebook.com/fidebr

Nenhum comentário:

Postar um comentário