segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Marx Cruz e Iria Braga são convidados do programa Terra Canção

O cantor Marx Cruz, que lançou neste ano o disco solo “Umuarama”, é o convidado do Terra Canção desta terça-feira (19). O programa da TV éParaná, que vai ao ar às 23h, recebe também Iria Braga, cuja trajetória artística é caracterizada por seu trânsito entre a música e o teatro, e a mistura dessas artes em sua produção.
A ânsia de criar e dar corpo aos projetos (desejos) movimentou a vida em busca de linguagem particular como intérprete”, analisa a artista, lembrando que “os shows solos com diferentes temáticas, a integração em diversos grupos musicais e a carreira paralela de atriz delinearam meu perfil hoje”.
Em 1997 ingressou no curso de teatro do Colégio Estadual do Paraná e inicia seus estudos de canto no Conservatório de MPB de Curitiba. Sem abrir mão da carreira musical, em 2011 Iria se formou em Licenciatura em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Também estudou canto e cantoterapia, interrompendo no último período para se dedicar ao novo espetáculo “Iria Braga e Quarteto”, o embrião que resultaria no seu primeiro CD solo.
Marx apresenta seu disco solo, autoral, somente com músicas inéditas. A concepção deste novo trabalho passa pela influência da música popular brasileira e sua diversidade de ritmos, sem deixar de lado gêneros como pop, rock e o reggae. Uma pluralidade significativa de linguagens musicais do mundo todo, com mistura de nuances da música brasileira – baião, xote, samba, bossa nova.
Passeando pelo folclore popular, “Umuarama” transmite sentimento de alegria e, ao mesmo tempo, propõe a contemplação de sons e composições provenientes de pesquisa voltada à origem, aos motivos tupiniquins, à cultura associados à música nacional sem deixar de dialogar com a referência World Music. O programa Terra Canção será reprisado no sábado (23), às 16h.

RETROSPECTIVA - O compositor e violonista Ezequiel Piaz vive em Berlin, na Alemanha, mas faz uma série de apresentações no Brasil e América do Sul. O músico faz uma retrospectiva de seu trabalho autoral e mostra novas composições que integram o repertório do seu CD no programa éShow, que a TV éParaná vai exibir na quinta-feira (21), à 0h30 (madrugada de quarta-feira para quinta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário