quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Édipo transformado em comédia na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 10 a 12 de outubro, o espetáculo “Édipo”, clássico grego adaptado pelas lentes do humor da Companhia do Chapitô, grupo de teatro criado há 18 anos em Lisboa, Portugal. O inglês John Mowat dirige a peça, além de dividir a direção artística com José Carlos Garcia.
Nas mãos da Chapitô, que realiza um trabalho de criação compartilhado, o herói trágico, emblemático, complexo, criado por Sófocles, torna-se um sujeito azarado, desajeitado, vilipendiado, enxovalhado que, por desgraça, ainda perde a visão. A companhia vai tentar fazer o personagem fugir de seu terrível destino.
Dúvidas cruéis rondam a montagem: seria Édipo o marido da sua própria mãe ou filho de sua mulher? E os seus filhos, seriam também seus irmãos, filhos de sua mulher ou seria ela avó de seus próprios filhos? E ainda, seria Creonte seu tio ou seu cunhado?
Em cena, nenhum cenário ou figurino rebuscado. Tudo é estruturado em torno da interpretação dos atores Jorge Cruz, Marta Cerqueira e Tiago Viegas, que se revezam no papel de todos os personagens da narrativa. “Sem qualquer adereço cênico, sem obedecer a todas as condições da tragédia clássica, apropriamo-nos de fatos e reinterpretamos pormenores, desmistificamos oráculos e da tragédia fizemos comédia. “Reinventamos Édipo, sem complexos”, conta a atriz Marta Cerqueira.

A companhia - A Cia do Chapitô foi criada em 1996, como parte das atividades da ONG homônima fundada em 1981, em Lisboa, tendo como objetivo a integração social por meio das mais diversas artes. O grupo valoriza a comédia pelo poder de questionamento e pela possibilidade que o gênero oferece de desconstruir narrativas. Calcados no trabalho físico, seus espetáculos são concebidos em processo coletivo de criação e estão em constante transformação.
Desde sua criação, a Cia Chapitô já apresentou 32 criações originais, circulando por Portugal, Brasil, Cabo Verde, China, Colômbia, Espanha, Finlândia, França, Eslováquia, Irã, Itália, Noruega e Suíça.

O diretor - Desde 1992, John Mowat é diretor artístico, ao lado de José Carlos Garcia, da Companhia, para a qual já criou mais de 20 espetáculos, entre eles Don Quixote, O Grande Criador, A Tempestade, Cão que Morre Não Ladra e Édipo. No Brasil, desenvolve atualmente um espetáculo com o Teatro de Senhoritas, de São Paulo, baseado em contos do Livro dos Abraços, do autor uruguaio Eduardo Galeano.

As apresentações de “Édipo” acontecem na sexta-feira às 20h, sábado às 17h e 21h e domingo às 19h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é recomendado para maiores de 12 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário