sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O universo fantástico invade a Cinemateca de Curitiba neste final de semana

A Cinemateca de Curitiba promove, entre os dias 24 e 26 de outubro, o evento Mondo Estronho, que mescla literatura e cinema através de palestras, bate-papos, exibição de filmes e outras atividades. Além da divulgação da arte local - serão exibidos clips de bandas e artistas curitibanos nos intervalos das palestras -, o objetivo é promover uma troca de experiência e informações com nomes da literatura e cinema de todo o Brasil.
Para esta edição, foram convidados autores, críticos, editores e cineastas do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os temas das palestras vão da literatura juvenil (“Desvendando o Mundo de Oz”) ao cinema de horror, painéis sobre literatura fantástica e cinema independente, oficinas, dicas para autores novatos, lançamentos literários e um talk show diferente, com a participação da Banda Cadáver. A programação inclui também a exibição de curtas e longas do cinema independente de Curitiba e de outras partes do Brasil.
Outro tópico especial que acontecerá dentro do evento é o encontro de escritores durante a madrugada, dentro da Cinemateca. Eles ficarão confinados para escrever contos de horror sobre o tema “Uma Noite na Cinemateca”. Essa compilação será publicada em livro e e-book pela Editora Estronho (uma das idealizadoras do Mondo Estronho, ao lado da Editora Arte & Letra) e lançado no Mondo Estronho de 2015.
A entrada é gratuita, inclusive para a exibição dos filmes. É bom salientar que a capacidade da Sala Groff de Cinema é de 104 pessoas, portanto confira a programação no site e chegue cedo. Se você quiser ajudar na campanha de doação de livros usados, leve um em bom estado. Os livros serão repassados para a Fundação Cultural de Curitiba, que fará a distribuição nas tubotecas e/ou projetos semelhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário