sábado, 18 de outubro de 2014

Maestro Wagner Polistchuk rege Sinfônica do Paraná

A próxima apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, domingo (19), às 10h30, no Guairão, apresenta um programa composto por três obras importantes do repertório erudito: “Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior, Op. 35”, do compositor russo Piotr Ilytch Tchaikowsky, com solo do violinista Davi Graton de São Paulo; “Macbeth - Poema Sinfônico, Op. 23”, do alemão Richard Strauss, e “Tributo a Portinari”, do brasileiro Guerra Peixe.
O “Concerto...” de Tchaikowsky foi composto em 1878 e estreou só três anos depois, numa interpretação da Orquestra Filarmônica de Viena sob a regência de Hans Richter, um dos maestros mais respeitados na época, tendo como solista Adolph Brodsky, a quem a obra foi dedicada.
A segunda peça do concerto, “Macbeth”, teve várias versões e a última foi concluída em novembro de 1889. A primeira apresentação ao público foi em Berlim, no dia 29 fevereiro de 1892 sob a regência do compositor.
O concerto finaliza com “Tributo a Portinari” de Guerra Peixe, compositor brasileiro filho de imigrantes portugueses que compôs a obra entre 1991 e 1992. A peça musical inclui a trilha sonora do filme “Poeta de Sete Faces”, documentário sobre a vida de Carlos Drummond de Andrade, dirigido por Paulo Thiago em 2002.

Wagner Polistchuk – Principal regente da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (USP), o maestro já dirigiu a Camerata Antiqua de Curitiba, foi regente adjunto da Orquestra Sinfônica de Santo André e regente titular da Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina. Em 2013, lançou uma série de cinco CDs com a Sinfônica da USP, três sob sua regência, incluindo um com obras exclusivamente de compositores brasileiros.
O solista Davi Graton foi um dos fundadores da Camerata Fukuda, onde iniciou sua carreira como spalla. É ganhador dos mais importantes concursos do país, entre eles o da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o 9º Prêmio Eldorado de Música, o que lhe rendeu a gravação de um CD pelo selo Eldorado.

Os ingressos para este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná custam: R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). O espetáculo é indicado para maiores de 7 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário