segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mostra de Cinema Hispânico em cartaz na Cinemateca de Curitiba‏

Para celebrar o Dia da Hispanidade, comemorado no domingo (12), a Cinemateca de Curitiba recebe a partir desta terça-feira (14) a Mostra de Cinema Hispânico. Em cartaz até a próxima sexta-feira (17), o ciclo realizado pela Fundação Cultural de Curitiba e o Centro Cultural da Espanha exibirá um filme por dia, sempre às 19h30 com entrada gratuita.  Todos os longas serão exibidos com áudio original em espanhol e legendas em português.

Programação:

Dia 14:
“No” – (Chile, 2012) – Direção: Pablo Larraín.
Escrito por Pedro Peirano e estrelado por Gael García Bernal, é baseado na peça inédita “El Plebiscito”, de Antonio Skármeta. O filme foi indicado como melhor filme estrangeiro no Oscar 2013. Depois de quinze anos de ditadura militar, o povo é chamado para votar e decidir se o General Augusto Pinochet fica no poder através de um plebiscito nacional. René trabalha em uma equipe que cria filmes e materiais promocionais na esperança de fazer o povo votar no "Não", para que Pinochet não continue no poder por mais oito anos. Enquanto isso, seu chefe está trabalhando na campanha do "Sim"

Dia 15:
“La Teta Asustada” – (Peru, 2009) – Direção: Claudia Llosa.
Foi ganhador do Festival de Cinema de Havana e do Urso de Ouro de 2009.
A história centra-se em Fausta (Magaly Solier), uma jovem mulher que (de acordo com suas crenças) têm uma doença chamada "teta assustada". É uma doença rara, transmitida de mãe para filho através do leite materno. O contágio acontece pela exposição ao medo e sofrimento e Fausta acredita conter o problema porque sua mãe foi estuprada por terroristas em um momento muito difícil no Peru, na década de 1980.

Dia 16:
“7 Días en La Habana” – (Espanha Franquista, 2012).
São sete curtas que narram e plasmam a vida de distintos personagens em La Habana. Cada curta corresponde a um dia e a um diretor: Benicio del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabío e Laurent Cantet. As histórias têm argumentos diferentes e independentes, mas com pontos em comum. As locações que contribuíram para criar um nexo de união são lugares emblemáticos de La Habana, como o Hotel Nacional ou o Malecón, transformados em cenário comum para alguns dos capítulos.

Dia 17:
“Séptimo” – (Argentina e Espanha, 2013) – Direção: Patxi Amezcua.

Todos os dias, Sebastián (Ricardo Darín) e seus dois filhos, Luna (Charo Dolz Doval) e Luca (Abel Dolz Doval) fazem a mesma brincadeira. Eles apostam quem vai do sétimo andar ao térreo de forma mais rápida: o pai, no elevador, ou as crianças, de escada. Sebastián sempre ganha o jogo, mas quando, um dia, seus filhos desaparecem durante a "corrida", sem deixar pistas, ele não vai medir esforços para recuperá-los. Um suspense com desfecho surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário