quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Edição 2015 da Oficina de Música de Curitiba acontecerá de 8 a 28 de janeiro

A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC) definiram a realização da 33ª Oficina de Música de Curitiba entre os dias 8 e 28 de janeiro de 2015. A primeira etapa do evento, dedicada à música erudita e música antiga, acontecerá de 8 a 17 de janeiro. Os cursos e espetáculos da fase popular serão realizados de 18 a 28 de janeiro. As inscrições para os cursos e oficinas serão abertas até o dia 3 de novembro no site oficinademusica.org.br e a programação da fase erudita será divulgada na segunda quinzena de outubro.
Além da antecipação do processo de inscrições, outra novidade para a próxima edição da Oficina de Música de Curitiba é a curadoria da fase erudita, que ficará a cargo de Cláudio Cruz, regente e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 1990.

Histórico – Desde 1983, Curitiba inicia o ano ao som dos acordes de um dos mais importantes encontros de música da América Latina. Em todos esses anos, a Oficina realizou milhares de concertos, multiplicou o número de cursos e alunos, atraiu renomados professores e firmou-se como espaço para o desenvolvimento acadêmico e profissional de músicos brasileiros e estrangeiros.
A Oficina de Música estendeu seus domínios, tanto no que se refere ao número de participantes e multiplicação dos cursos, como aos locais de desenvolvimento das aulas e apresentações, além das áreas musicais abrangidas. À música erudita e antiga somaram-se as manifestações da música popular brasileira, a música latino-americana, as iniciativas voltadas ao universo infantil, os encontros de professores e simpósios, até englobar o rock, o blues, a música de raiz e a eletrônica.
Atualmente, perto de 1,9 mil alunos disputam as vagas de mais de uma centena de cursos, nas fases erudita e popular, sob a orientação dos melhores professores, instrumentistas, maestros e cantores. Ao longo dos anos, aqui estiveram representantes de toda a América Latina, Estados Unidos, França, Suíça, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Noruega, Espanha, Itália, Portugal, China e Israel, numa importante troca de experiências que resulta na revelação de novos e grandes talentos da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário