quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Conferência discute as novas perspectivas para as políticas públicas de leitura

As novas perspectivas para as políticas públicas de leitura no país e seus desdobramentos para os municípios serão debatidas no Memorial de Curitiba nesta sexta-feira (17) a partir das 14h. Para falar sobre a importância da criação de um Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, com a articulação do poder público e da sociedade civil, o evento recebe o Secretário Executivo do Programa Nacional do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, José Castilho. A conferência faz parte da Semana Curitiba Lê, ciclo promovido pela Fundação Cultural de Curitiba que acontece desde o último dia 13.  
Além da Conferência, a Semana Curitiba Lê também promove na sexta-feira, das 9h às 12h, no Palacete Wolf, uma oficina sobre mediação de leitura. No sábado, às 15h, o espaço recebe os escritores Paulo Sandrini e Otto Winck para um bate-papo, mediado por Luci Collin, sobre a importância da leitura para os escritores e questões sobre o processo criativo.
Para encerrar o ciclo, o sarau literário "Vozes num Divertimento" homenageará escritores curitibanos. Mediadores de leitura e atores farão performances, leituras e encenações de textos em uma grande festa da literatura produzida na cidade, tendo muita música como pano de fundo. O sarau acontece a partir das 19h no Palacete Wolf.

Agenda Semana Curitiba Lê

17 DE OUTUBRO (SEX)
CONFERÊNCIA NOVAS PERSPECTIVAS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE LEITURA NO BRASIL
Com José Castilho (Secretário Executivo do Programa Nacional do Livro e Leitura – MinC)
Local: Auditório Londrina (Memorial de Curitiba)
Ingresso: Gratuito

José Castilho Marques Neto é graduado e doutorado em Filosofia pela USP. Atualmente é professor assistente doutor da UNESP e Diretor Presidente da Fundação Editora da UNESP. Presidiu em vários mandatos entidades e instituições do livro e da leitura como a Associação Brasileira de Editoras Universitárias e a Asociación de Editoriales Universitarias de América Latina y el Caribe. É membro titular da Comissão Nacional do Instituto Internacional de Língua Portuguesa. Foi Secretário Executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, vinculado aos Ministérios da Cultura e da Educação (2006/2011), reassumindo o cargo em 2013.


18 DE OUTUBRO (SAB)
15H – DIÁLOGOS SOBRE LEITURA E ESCRITA LITERÁRIA
Com Otto Winck e Paulo Sandrini
Mediadora: Luci Collin

Luci Collin é escritora, com 14 livros publicados (poesia e ficção). É professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR. Possui pós-doutorado na USP em literatura irlandesa. É graduada em piano, percussão clássica e letras.

Otto Leopoldo Winck é doutor em Estudos Literários pela UFPR. É autor do romance Jaboc, vencedor do Prêmio Nacional de Academia de Letras da Bahia de Romance 2005 e publicado pela editora Garamond. Ministra oficinas de análise e criação literária na FCC.

Paulo Sandrini é doutor em letras pela UFPR. Como escritor, publicou “Vai ter que engolir!”, “O estranho hábito de dormir em pé”, “Códice d’incríveis objetos & histórias de lebensraum”, “Osculum obscenum”, “O Rei era assim” e “Exposição das tripas”. É editor da Kafka Edições. Ministra oficinas de análise e criação literária na FCC.

Local: Palacete Wolf
Ingresso: Gratuito

19H – SARAU VOZES NUM DIVERTIMENTO
Local: Palacete Wolf
Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário