A Fundação Cultural promove, de 13 a 18
de outubro, uma série de oficinas, rodas de leitura e debates sobre políticas
públicas para a literatura em Curitiba. A Semana Curitiba Lê reunirá no
Palacete Wolf, na Casa Hoffmann e no Memorial de Curitiba, escritores,
educadores e profissionais de diversas áreas que trabalham com a leitura como
prática cultural. Para participar das atividades os interessados devem fazer a
inscrição pelo e-mail coordenacaodeliteratura@fcc.curitiba.pr.gov.br.
Entre os convidados está José Castilho,
Secretário Executivo do Programa Nacional do Livro e Leitura do Ministério da
Cultura, que apresentará conferência (veja a programação) sobre as novas
perspectivas para as políticas públicas de leitura no país e a importância da
criação de um Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, com a articulação
conjunta do poder público e da sociedade civil.
Para a coordenadora de literatura da
FCC, Mariane Torres, o evento é mais uma oportunidade para as pessoas
conhecerem e debaterem as ações de formação e incentivo à leitura já desenvolvidas.
"Elaboramos uma programação que pretende mostrar diferentes maneiras de
realizar a mediação de leitura e como elas podem ser aplicadas nos mais
diversos contextos", explica Mariane.
Sobre o Curitiba Lê - O programa
Curitiba Lê é composto por um conjunto de ações de fomento, difusão e formação
que visam aumentar quantitativa e qualitativamente os índices de leitura entre
crianças, jovens e adultos. As ações são realizadas em 16 espaços de leitura
gerenciados pela Fundação Cultural de Curiitba para promover a criação
literária e o incentivo à leitura.
Fazem parte ainda do programa Curitiba
Lê todas as atividade que a FCC desenvolve no campo da literatura. Entre elas
estão os ciclos de leitura, que se propõem a estudar a obra de determinados autores,
além de cursos e oficinas literárias. A Fundação Cultural também promove em
seus espaços rodas de leitura e sessões de contação de histórias. As Casas da
Leitura têm a proposta de funcionar como um centro de estudos e pesquisas
voltado à leitura, não só do ponto de vista da promoção do hábito de ler como
das discussões teóricas sobre os mecanismos e as formas de incentivo. Nesse
sentido, elas também são palco de cursos, seminários e conferências voltados a
agentes multiplicadores e incentivadores, como é o caso dos professores da rede
municipal de ensino, contadores de histórias, arte educadores e voluntários.
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