segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Roberto Correa discute vida e morte em recital solo de viola caipira

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, nesta terça-feira (14), como parte da Série Solo Música, recital de viola caipira de Roberto Corrêa, instrumentista, compositor e pesquisador reconhecido internacionalmente por levar a viola caipira e a viola de cocho às salas de concerto de mais de 30 países. O músico escolheu os temas vida e morte para o show inédito, em que retoma o repertório de dois de seus discos mais significativos: “Uróboro”, de 1994, considerado um clássico da viola no país, e “Temperança”, de 2005, em que toca e canta, principalmente, sobre a morte.
O repertório de “Uróboro” inclui a apresentação de músicas como “Baião do pé rachado”, “Araponga isprivitada”, “Antiquera” e “Suíte das Cobras”. Já em “Temperança”, que teve apenas show de lançamento em Brasília, sem chegar a ganhar o país, um músico mais maduro fala de sua relação com a morte em canções como “A morte veio me buscar”, “Pacto” e “Chora, violinha, chora”.
O recital de Roberto Corrêa será muito especial pela qualidade e virtuosismo de Roberto Corrêa, uma referência na viola no Brasil, mas também pela profundidade que ele se propõe a mostrar. E isso tocando viola, que em instrumento que fala da alma do povo brasileiro, não apenas de sua faceta mais festiva”, explica Alvaro Collaço, produtor e curador da Série Solo Música. “Será um recital belíssimo”, complementa, empolgado.

O músico - Mineiro de Campina Verde radicado em Brasília desde 1975, Roberto Corrêa é considerado um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, com versatilidade de estilos que mistura virtuosismo e erudição à música caipira. Graduado em Física e Música pela Universidade de Brasília e doutor em Musicologia pela ECA/USP, possui 10 discos individuais e outros 11 em parcerias com artistas como Inesita Barroso, Siba, Paulo Freire, Badia de Medeiros, Ely Camargo e a Orquestra à Base de Cordas de Curitiba.
Realizou recitais em importantes salas de concerto internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). Em 2008, foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural – comenda concedida pelo Governo Federal por sua contribuição à cultura. É idealizador e curador do Voa Viola – Festival Nacional de Viola.

A apresentação de Roberto Corrêa inicia às 20h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é livre para todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário