sábado, 18 de outubro de 2014

Noites de latin jazz na Caixa Cultural Curitiba

A união dos ritmos caribenhos e do latin jazz executados pelo renomado saxofonista cubano Paquito D’Rivera e o brazilian jazz sofisticado do Trio Corrente só poderia resultar em música da melhor qualidade. A ponto de render aos músicos o Grammy deste ano de melhor álbum latino de jazz pela produção “Song for Maura”.
A turnê de lançamento do disco no Brasil, nomeado assim em uma homenagem de Paquito à própria mãe, começa pela Caixa Cultural Curitiba, com shows neste final de semana. O Trio Corrente também ministra workshop sobre arranjo e improvisação na música instrumental no domingo (19).
Na estrada há 11 anos, o trio formado pelo pianista Fabio Torres, o baterista Edu Ribeiro e o baixista Paulo Paulelli tem no currículo parcerias com diversos músicos de renome internacional. Mas o trabalho conjunto com Paquito D’Rivera, no entanto, foi o mais duradouro e culminou na gravação do CD, a convite do próprio cubano. “Tocar com um músico que foi apadrinhado por Dizzy Gilespie e venceu mais de 10 Grammys é sempre especial”, conta Fabio Torres, em entrevista à Agência Caixa de Notícias.
Únicos representantes brasileiros do Grammy neste ano, o trio atribui o sucesso à boa integridade estética da parceria. “Isso nem sempre é fácil. Acho que tivemos o melhor do Trio e o melhor do Paquito. Não houve desentendimentos pessoais ou musicais e o som fluiu muito naturalmente”, diz Fabio.
O repertório do disco, que une composições de D’Rivera e dos integrantes do trio, traz releituras de standards da música brasileira, como “Chorinho para você”, “Sonoroso” ou “1x0”, em que transparecem tanto a influência da música brasileira como a da latina. “Paquito já gravou inúmeros trabalhos em que contempla a música brasileira. Compõe samba e bossa com maestria” conta o pianista brasileiro. “De nossa parte, temos experiência com a música latina. Paulelli já havia tocado com Arturo Sandoval. Edu e eu tocamos em grupos de salsa. Enfim, tudo contribuiu para que houvesse um encontro de intenções musicais”.

Parceria - A parceria do Trio Corrente com Paquito começou no Festival Jazz e Blues de Guaramiranga, no Ceará, em 2010. O saxofonista, clarinetista e compositor cubano veterano, com mais de 30 discos gravados, não conhecia os instrumentistas brasileiros, quando o francês Jacques Figueras, produtor do trio, propôs-lhe uma parceria. “Eu respondi que havia tido experiências ruins com músicos desconhecidos e, por isso, preferia tocar com meu próprio grupo”, conta Paquito em seu site. Mas, ao ouvir os elogios de seu pianista, Alex Brown, ao trio, voltou atrás na decisão. “Ele me disse: ‘Paquito, minha melhor referência atual de música brasileira contemporânea é o Trio Corrente, eles são absolutamente tremendos!’”, lembra.
Logo depois do primeiro ensaio no Brasil, Paquito propôs ao trio gravar o CD Song for Maura. “Foi uma experiência enriquecedora, sobretudo do ponto de vista musical”, conta Fabio Torres, sobre a gravação feita em três dias, em outubro de 2012. Naquele mesmo ano, em abril, os músicos já haviam unido o brazilian jazz às rumbas e contradanzas, em um concerto na Sala São Paulo, ao lado do quarteto New York Voices.
Antes disso, o cubano radicado nos Estados Unidos desde 1981 e o Trio Corrente fizeram vários concertos juntos no Brasil e no exterior, incluindo recentes excursões ao Japão e à Coreia. “No entanto, essa turnê pelo Brasil, incluindo Curitiba, é muito especial, pois acaba representando o fechamento de um trabalho. É a primeira vez que fazemos esse show no Brasil após a conquista do Grammy. São daqueles momentos especiais na carreira de um músico”, diz Fabio Torres.

As apresentações de Trio Corrente e Paquito D’Rivera acontecem neste sábado às 20h e domingo às 19h, com ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia - conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). O workshop “Arranjo e improvisação na música instrumental”, acontece no dia 19, domingo, às 16h, com a retirada de ingressos, no dia do evento, a partir das 15h30. Mais informações: Bilheteria: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário