quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Museu da Imagem e do Som do Paraná apresenta a mostra “Escola de Cinema de Lodz”

Nos dias 30 e 31 de outubro, o Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) apresenta a mostra “Escola de Cinema de Lodz”, promovida especialmente para integrar a programação do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba, o FICBIC. A exibição ocorre no auditório Brasílio Itiberê, anexo à Secretaria de Estado da Cultura (rua Cruz Machado, 138, Centro), com início às 19h30. A entrada é franca.
Fundada em 1948, a Escola Nacional de Cinema de Lodz, na Polônia, se estabeleceu como uma das mais importantes instituições do gênero no mundo, formando centenas de diretores, atores e fotógrafos de cinema. Responsável pela grande projeção obtida pelo cinema polonês no pós-guerra, teve entre seus alunos cineastas que se firmaram entre os grandes nomes do cinema mundial. Nessa mostra serão exibidos filmes de três desses realizadores: Roman Polanski, Andrzej Wajda e Krzysztof Kieslowski.
“Dois Homens e um Guarda-Roupa” é um curta-metragem de Polanski realizado em seus anos escolares e foi seu primeiro destaque internacional. "Não Amarás" faz parte do célebre ciclo de filmes de Kieslowski, intitulado "Decálogo". "Cinzas e Diamantes" é o título mais importante da extensa filmografia de Wajda.
Na abertura da mostra, o jornalista e documentarista Ulisses Iarochinski, doutor em História pela Universidade de Cracóvia, fala sobre a Escola de Lodz e os filmes que serão exibidos.

Programação completa:

Dia 30 - quinta-feira

“Dois Homens e um Guarda-Roupa”, de Roman Polanski

“Não Amarás”, de Krzysztof Kieslowski

Classificação indicativa: 14 anos

Dia 31 – sexta-feira

“Cinzas e Diamantes”, de Andrzej Wajda

Classificação indicativa: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário