O próximo concerto da Camerata Antiqua
de Curitiba contará com a participação de dois ilustres convidados - o maestro
italiano Alessandro Sangiorgi e o harpista neozelandês Robin Ward. O programa
escolhido é composto de duas obras célebres do repertório barroco, o “Concerto
Grosso Opus 4, nº 6”, de Georg Friecrich Handel, e a “Stabat Mater”, de Franz
Joseph Haydn. As apresentações acontecem nesta sexta-feira (8), às 20h, e
sábado (9), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingressos
custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).
O “Concerto Grosso”, de Händel
(1685-1759), será apresentado em sua versão para harpa, sendo solista o músico
Robin Ward, um estudioso e pesquisador desse instrumento. Seu repertório inclui
músicas de tradições folclóricas e dos períodos do Renascimento, Barroco,
Clássico e Romântico. Nascido na Nova Zelândia, Robin está atualmente morando
no Reino Unido, onde vem se apresentando extensivamente e se destacando como um
solista internacional. Atualmente está preparando a gravação de seu segundo CD.
Também é professor e atende alunos, tanto iniciantes quanto os mais avançados,
seja na harpa tripla galesa ou na harpa moderna.
O italiano Alessandro Sangiorgi foi
regente de várias orquestras brasileiras, inclusive a Sinfônica do Paraná
(2002-2010), e incluiu neste concerto de véspera do Dia das Mães o hino de
Haydn sobre o sofrimento de Maria. De acordo com o maestro, vários compositores
exploraram o texto do “Stabat Mater”, mas a obra de Haydn, pela variedade de
entonações e inspirações, tornou-se um modelo para outros autores.
“No “Stabat Mater”, Haydn alcançou um
resultado bem diferente da linha dominante da tradição italiana, conseguindo
conferir ao texto musicado a dignidade própria de uma dor interior, sublimada e
silenciosa, fiel espelho da tradição católica austríaca”, explica o maestro. As
cópias presentes nas bibliotecas de Roma, Nápoles, Madri, Paris, Londres,
confirmam a extrema popularidade que a obra teve em sua época. Nas épocas
sucessivas, como ocorreu com muitas outras composições de Haydn, o “Stabat
Mater” caiu no esquecimento, tendo sido resgatado só recentemente.
Outras informações sobre o repertório
são repassadas para o público nas palestras de antecedem os concertos da
temporada. Os pré-concertos têm sido uma prática adotada pela Camerata, para
que o público possa desfrutar das apresentações com informações sobre o
contexto histórico e artístico das obras.
Desta vez, o palestrante é o compositor e arranjador Marco Aurélio
Koentopp, professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, mestre em
Música pela UFPR e doutorando em composição pela Universidade Federal do Rio
Grande do Sul.
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