terça-feira, 5 de maio de 2015

Curitiba recebe Semana da Europa a partir desta terça-feira

Concebida para exaltar a unidade do continente europeu – comemorada em 9 de maio, data que marca o Dia da Europa – e ao mesmo tempo destacar a diversidade de seus países-membros, a Semana da Europa expande suas atividades e oferece ampla programação em várias cidades do Brasil.
Promovido pela Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da UE), o evento chega a sua 11ª edição com o tema “Desenvolvimento e Cidadania”. Este ano, o projeto tem o ambicioso propósito de ganhar mais visibilidade em todo o país e, pela primeira vez, as atividades serão realizadas em 10 capitais distribuídas em quase todo o território brasileiro, de Florianópolis a Manaus, passando por Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Vitória, Natal, Aracaju e Belém. Serão mais de 20 eventos entre os dias 3 de maio e 30 de junho.
A Semana da Europa é uma iniciativa agregadora que resulta do trabalho conjunto de todos os Estados Membros da União Europeia representados no Brasil. Concretizando da melhor forma o lema da EU  – ‘Unidos na Diversidade’, podemos demonstrar a enorme riqueza e vivacidade da cultura europeia e, simultaneamente, construir uma importante plataforma de diálogo e parceria com a sociedade brasileira”, afirma a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias. “Este é, sem dúvida, um momento de celebração, alegria, promoção de conhecimento mútuo e cooperação”, conclui.
Na capital paranaense, o evento será marcado pelo Festival de Cinema, de 5 a 10 de maio, na Cinemateca de Curitiba. “A mostra será composta por 18 filmes de 18 países diferentes. O conjunto das obras também é diverso, abarcando desde o conflito entre árabes e judeus no filme alemão Kadish Para Um Amigo, passando pela contracultura estoniana em O Novo Mundo, até a chegada de africanos a Madri com o sonho de serem grandes jogadores de futebol no espanhol Diamantes Negros.  Na seleção também há inéditos, como o esloveno Pai, e premiados como  o austríaco A Fita Branca e o português Tabu”, explica a curadora Daniela Marinho.
Já a programação musical contará com a participação de Maximino Zumalave, regente espanhol, e de Jitka Hosprová, violista tcheca, no Concerto Clássico marcado para 10 de maio, às 10h30, no Teatro Guaíra, com a participação da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Sinfonia nº 4”, do compositor alemão Johannes Brahms, a obra “Concertante para Viola e Orquestra”, do tcheco Bohuslav Martinů e a segunda suíte de “El Sombrero de Tres Picos”, do compositor espanhol Manuel de Falla y Matheu compõem a apresentação.
A Semana da Europa é um projeto de sucesso, que cresce a cada ano a tal ponto que passamos de uma programação que durava uma semana para quase dois meses. Os eventos tratam desde arte até política e economia, passando por música, dança, gastronomia, esporte e meio ambiente. É um conjunto de manifestações inspirado pelos altos ideais da integração europeia”, evidencia o embaixador da Itália em Brasília, Raffaele Trombetta, também atual presidente de turno de EUNIC Brasil.
A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.
A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e EUNIC Brasil – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU.

EMBAIXADAS - Itália (Presidente de turno), Alemanha, Áustria, Croácia, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estônia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia,  Suécia.

INSTITUTOS CULTURAIS - Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe Zentrum, Instituto Camões, Instituto Cervantes e Instituto Cultural da Dinamarca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário