terça-feira, 5 de maio de 2015

Pianista polonês faz recital na Capela Santa Maria

O pianista e compositor polonês Artur Dutkiewicz se apresenta nesta quarta-feira (6), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, com ingressos gratuitos. O recital que traz a Curitiba um dos principais nomes do jazz europeu contemporâneo é promovido pela Casa da Cultura Polônia Brasil e Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba.
Neste programa, Artur Dutkiewicz apresenta suas próprias mazurcas jazzísticas, gravadas no álbum solo sob o mesmo título. Suas composições refletem a forte influência de Frederic Chopin, Karol Szymanowski, Bela Bartok e da música folclórica polonesa, combinada com a improvisação de jazz moderno. Estas mazurcas relembram também as raízes da música improvisada europeia, oriunda da tradição da música clássica e contemporânea. A música clássica, a música folclórica polonesa e a improvisação no estilo trance jazz combinadas entre si, resultam em um projeto pioneiro da música contemporânea para piano solo.

O artista - Chamado de “embaixador do jazz polonês”, Artur Dutkiewicz é um dos músicos poloneses de jazz que mais se apresentam no exterior. Já se apresentou em mais de 50 países, começando pelos Estados Unidos, atravessando a Europa até Hong Kong. Em junho deste ano realizará um tour pela Austrália e Nova Zelândia. Suas atividades artísticas incluem principalmente os recitais solo, mas também as apresentações como o líder do Artur Dutkiewicz Trio, que toca um jazz moderno.
Artur Dutkiewicz gravou cinco álbuns próprios, de sua autoria, além de participar em várias gravações com muitos outros artistas. Seus últimos discos Mazurkas (solo), Hendrix Piano e Prana (em trio), foram recebidos entusiasticamente pelo público e pelos críticos.
O pianista apresentou-se em dezenas de festivais de música e específicos de jazz. Em julho de 2011 Arthur Dutkiewicz apresentou-se no Olympic Stadium, em Berlin, no Festival Mundial de Cultura. Especialmente para esse evento ele preparou um arranjo para 30 pianos, que foi executado por um grupo de pianistas do mundo inteiro. O concerto assistido pelo público de 35 mil pessoas foi a expressão do respeito pela diversidade cultural e a mensagem de paz mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário