sexta-feira, 3 de julho de 2015

Quarteto Zé da Guiomar no Samba de Bamba da Caixa Cultural

O quarteto mineiro Zé da Guiomar é a atração de julho do projeto Samba de Bamba. O grupo se apresenta na terça-feira (7), às 20h, na Caixa Cultural Curitiba.
O Zé da Guiomar é um dos campeões de público da noite da capital mineira. Sua fórmula: um instrumental eficiente, arranjos criativos e um repertório cuidadosamente escolhido, que mescla canções próprias e clássicos de várias épocas. Formado por Márcio Souza (voz e violão), Valdênio (cavaquinho), Renato Carvalho (sax) e Totove Ladeira (percussão), o quarteto conta com os músicos convidados Marcos Flávio (trombone) e os percussionistas Alexandre Batista, Analu Braga e Rodrigo Martins.
O grupo, que iniciou sua trajetória em 2000, foi um dos principais responsáveis pelo fortalecimento e renovação do samba em Belo Horizonte. Em seus 15 anos de carreira, já dividiu o palco com grandes artistas do samba e da música brasileira como Wilson das Neves, Velha Guarda da Mangueira, Velha Guarda da Portela, Pepeu Gomes, Diogo Nogueira, Wilson Moreira e Paulinho Boca de Cantor.
Com seus dois primeiros discos esgotados – Zé da Guiomar (2005) e O samba tá (2008), a banda lançou Samba feiticeiro, o terceiro álbum, em 2012. O trabalho, como o grupo define, misturou pão de queijo com acarajé, já que trouxe músicas inéditas de compositores baianos além de algumas releituras de canções consagradas.

Samba de Bamba - Em sua terceira temporada, o projeto Samba de Bamba tem a proposta de mostrar ao público que o ritmo brasileiro transcendeu as fronteiras de rodas de samba do Rio de Janeiro. “Se por um lado, o recorte temporal se dá a partir das novas vozes reveladas na revitalização musical da Lapa carioca, por outro é importante observar que seus representantes estão espalhados por todo o país”, explica o coordenador e curador Rodrigo Browne.
O formato é semelhante ao programa de mesmo nome, que Browne comanda há 19 anos na rádio E-Paraná FM. Durante a transmissão, os convidados comentam a escolha de seus sambas prediletos. No palco, cada artista faz o mesmo, contando o porquê de suas escolhas, bem como suas influências.

Os ingressos para a apresentação do Zé da Guiomar custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário