terça-feira, 5 de novembro de 2013

Grupo suíço de música contemporânea se apresenta na Capela Santa Maria

Nestas quarta e quinta-feiras (dias 6 e 7), às 20h, a Capela Santa Maria recebe as apresentações do grupo suiço-londrino "We Spoke", companhia de música contemporânea dirigida pelo percussionista Serge Vuille. O nome do grupo vem da fusão das palavras “we speak” (nós falamos) e “bespoke” (sob medida), referindo-se à ideia principal da companhia de explorar a enorme variedade estilística da arte musical contemporânea em produções que trazem colaborações de compositores, dançarinos, artistas plásticos e coreógrafos, entre outros. Cada produção foca um determinado tema, onde elementos teatrais, musicais e visuais interagem com cenários, iluminação, figurino e coreografia.
O grupo trabalha com o objetivo de proporcionar ao público uma visão da música erudita contemporânea interessante e divertida. Para os concertos na Capela Santa Maria, em que se apresenta com os músicos curitibanos Vina Lacerda e Luis Fernando Diogo, o "We Spoke" traz o projeto Table. Nele é apresentada a linguagem da música erudita atual chamada de “Theatre Musical”. Misturando elementos como o ritmo, o timbre, o movimento e a imagem, o grupo explora diversas possibilidades musicais e artísticas sem utilizar propriamente “instrumentos” musicais.
O "We Spoke" propõe em suas apresentações uma submersão a música por caminhos não só auditivos mas também visuais e plásticos, trabalhando a cenografia, a projeção de imagem e também sons eletroacústicos. Situações do dia-a-dia como “ruídos”, o “trocar de roupa” e o ‘’tomar café do jeito italiano’‘, são alguns dos elementos musicais e visuais apresentados, que trazem originalidade às obras.
O repertório musical dos concertos apresenta obras escritas para duo, trio, quarteto e quinteto. Peças clássicas do teatro musical como “Living Room Music”, de John Cage, ganha uma nova montagem integralmente cenográfica onde cada um dos quatro movimentos da obra faz referência a um aspecto diferente da música: ritmo, timbre, voz e melodia. O momento alto do concerto é a obra para três percussionistas e mesa, a composição deThierry de Mey intitulada Musique de Tables. A obra trabalha gestos, timbres, muito ritmo e movimentos.

Os ingressos para os concertos do “We Spoke” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Informações: 3321-2840

Nenhum comentário:

Postar um comentário