quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Compositores americanos no concerto da Orquestra de Câmara de Curitiba

Neste fim de semana, a Orquestra de Câmara de Curitiba executa o concerto “Música Americana para Cordas”, com obras dos compositores norte-americanos George Antheil (1900-1959) e John Adams (1947), mais o russo Igor Stravinsky (1882-1971), que migrou para os Estados Unidos em 1939 e naturalizou-se americano em 1946. As apresentações, sob o comando do trombonista e maestro alemão Stefan Geiger, acontecem às 20h de sexta-feira (12) e às 18h30 de sábado (13), na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
As sessões – que integram a temporada 2014 de concertos, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo – serão antecedidas por palestras do crítico musical André Egg, às 19h15 de sexta-feira e às 17h45 de sábado. Licenciado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), com especialização em Música do Século XX, André Egg é professor da Faculdade de Artes do Paraná (FAP), mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).
No repertório está “Serenata para Orquestra de Cordas”, composta em 1948, na qual George Antheil mistura movimentos suaves e ondulantes com rápidas repetições de notas. Na sequência vem “Shaker Loops”, escrito por John Adams em 1978. Considerada um dos clássicos contemporâneos, a obra é um trabalho minimalista para cordas, em quatro movimentos, que mantém o poder de surpreender, graças a mudanças harmônicas rápidas.
O programa completa-se com o “Concerto em Ré (para orquestra de cordas)”, que Igor Stravinsky escreveu em 1946, em Hollywood (EUA), por encomenda do célebre maestro suíço Paul Sacher (1906-1999), para comemorar os 20 anos da Orquestra de Câmara de Basel (Suíça). A orquestra estreou a obra no ano seguinte e acabou emprestando o nome ao Concerto em Ré, que ficou conhecido como Concerto de Basel. Pela dedicação à música por mais de setenta anos, abordando diversos estilos de composição, Stravinsky é um compositor cuja obra confunde-se com o próprio século XX, com suas mudanças e rupturas.

O regente – Com formação musical iniciada em seu país natal, a Alemanha, e aperfeiçoada na França e nos Estados Unidos, Stefan Geiger venceu vários concursos internacionais de trombone, instrumento do qual é professor na Universidade de Música e Teatro de Hamburgo (Alemanha), além de ser trombone solo da Orquestra Sinfônica de Hamburgo e professor visitante na matéria de Regência da Orquestra da Universidade de Bremen.
A predileção de Geiger pela chamada “música nova” resultou em gravações dos chamados “clássicos modernos”, com obras de Unsuk Chin, Georg Katzer, Poul Rouders e Per Norgard, sendo que seus compromissos já o levaram até a China, com elogiadas performances. Entre as orquestras que regeu figuram a Filarmônica de Bremen e a do Festival Schleswig-Holstein, ambas da Alemanha.

A Capela Santa Maria Espaço Cultural está situada na rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro) e os ingressos para estas apresentações da Orquestra de Câmara de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), com pagamento somente em dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário