quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Programação especial celebra os 138 anos do Museu Paranaense

Nos dias 21 e 25 de setembro ocorrem as comemorações dos 138 anos do Museu Paranaense. Lançamento de livros, visitas guiadas e apresentação musical, com entrada gratuita, marcam o aniversário do museu, que é um dos mais antigos do Brasil.
No domingo, 21 de setembro, a partir das 10h, serão feitas visitas guiadas às exposições com monitores do MP usando trajes de época. Às 10h30 será lançada a obra “Araucarilândia”, edição fac-similar ampliada da publicação do botânico brasileiro Frederico Carlos Hoehne.
Na quinta-feira, 25 de setembro, das 14h30 às 15h30 será feita uma visita guiada à exposição “Artesanato do Japão, tradição e técnicas” com o pesquisador chefe do National Museum of Modern Art of Tokyo, Masanori Moroyama. Das 16h às 17h haverá recital de oboé e piano no circuito expositivo, com os músicos Fernando Thá Filho e Analaura de Souza Pinto, da Orquestra Sinfônica do Paraná. Mais tarde, às 17h30, acontece o lançamento do livro “Santa Felicidade, o Bairro Italiano de Curitiba”, número seis da Coleção Teses do Museu Paranaense.
Há também as exposições em cartaz: “Paraná Espanhol”, “Dinheiro e Honraria”, “Imagens de um lar”, “Memorial à Indústria da Erva-mate” e “Ney Braga - acervo pessoal e político”. No Pavilhão da História do Paraná, uma linha do tempo com os acontecimentos que vão da pré-história até o início do século 20.

Um pouco de história - No Museu Paranaense estão objetos raros, dentre os 400 mil itens que compõem o acervo. Lá é possível encontrar uma grande quantidade de artefatos indígenas, documentos, telas, objetos, fotos, livros e uma coleção de moedas, cédulas e medalhas doadas pelo antigo Banco do Estado do Paraná.
Abriga ainda o acervo adquirido do extinto Museu Coronel David Carneiro, com mais de cinco mil itens, entre peças de mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria e a coleção de medalhas de Julio Moreira.
Peças que contam um pouco sobre o desenvolvimento industrial e político do Estado, como as máquinas industriais da Todeschini e da Impressora Paranaense.

O Museu Paranaense está situado na rua Kellers, 289, São Francisco e aberto à visitação de terça a sexta-feira das 9h às 18h; sábado e domingo das 10h às 16h. Mais informações: 3304-3300 ou www.museuparanaense.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário