quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Jornal Cândido publica especial sobre a nova literatura lusa

A presença cada vez maior de escritores portugueses ou oriundos das ex-colônias de Portugal no mercado editorial brasileiro é o destaque da 38ª edição do Cândido. Há aproximadamente uma década os leitores brasileiros foram apresentados a uma nova geração de autores lusitanos. Gonçalo Tavares, José Eduardo Agualusa, José Luís Peixoto, Jorge Reis-Sá, Ondjaki e Valter Hugo Mãe, entre outros, são alguns dos escritores que fazem parte dessa nova onda literária com sotaque português.
Uma reportagem abre espaço para os autores, além de professores universitários brasileiros, analisarem essa produção. Os estudiosos traçam um panorama, com as diferenças e semelhanças, entre os novos autores e os clássicos da literatura portuguesa, como Fernando Pessoa, Eça de Queiroz, Camões e José Saramago.
A professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Jane Tutikian explica, em ensaio inédito, quem são esses escritores e indica alguns livros disponíveis em livrarias e bibliotecas brasileiras. Valter Hugo Mãe, angolano radicado em Portugal, passou por Curitiba e foi entrevistado. Por fim, o leitor e a leitora do Cândido têm acesso a textos inéditos de três autores portugueses: Jorge Reis-Sá, Manuel Jorge Marmelo e Rui Cardoso Martins.
A edição conta ainda com ensaio de Luiz Ruffato, que explica como compilou os autores e textos presentes na antologia 48 contos paranaenses, editada recentemente pela Biblioteca Pública do Paraná. E o jornalista Ben-Hur Demeneck assina reportagem sobre o Prêmio Nobel de Literatura, que anuncia em outubro o vencedor do ano.
O Cândido tem tiragem mensal de dez mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. Também é enviado, via correio, a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário