sábado, 20 de setembro de 2014

Praça de Bolso do Ciclista recebe o festival Musicletada

Apresentações musicais, aula de yoga, oficinas criativas e palestras sobre mobilidade urbana estão na programação da Musicletada, que acontece neste domingo (21), a partir das 9h. Viabilizado por meio do edital "Apoio ao Empreendedor" da Fundação Cultural de Curitiba, em sua 5ª edição, o festival chega pela primeira vez à Praça de Bolso do Ciclista, situada na rua Presidente Faria esquina com a rua São Francisco, no centro da cidade.
O evento acontece em meio à Semana da Mobilidade Urbana e abre espaço para a reflexão e conscientização sobre a questão da mobilidade urbana e a relação entre a cidade e os cidadãos.

Mutirão - O local escolhido para acontecer a Musicletada será inaugurado oficialmente na segunda-feira (22), no Dia Mundial Sem Carro. Para que a Praça de Bolso do Ciclista se transformasse numa realidade, a Prefeitura de Curitiba cedeu o terreno, desenvolveu o projeto arquitetônico conceitual, fez as obras de terraplanagem e doou os materiais. Os cicloativistas da ONG Ciclo Iguaçu entraram com a mão de obra e contam com o apoio técnico do arquiteto Gabriel Gallarza. “Tem sido um trabalho comunitário muito interessante, algo que valoriza ainda mais a praça”, disse Gallarza.
Essa foi a maneira encontrada para implantar a praça de forma mais rápida e descomplicada, sem ter de seguir os trâmites decorrentes de uma licitação. Assim, atendemos o interesse dos cicloativistas e, reforçando a parceria com a Ciclo Iguaçu, reafirmamos uma nova maneira de entendimento entre o poder público e a sociedade civil organizada que beneficia a todos”, explica o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires.
O bem-humorado nome do local indica as pequenas dimensões da praça, que são inversamente proporcionais à importância que este espaço adquire para os cicloativistas. Localizada diante da Bicicletaria Cultural, lugar que é ponto de encontro dos amantes da bicicleta, a Praça de Bolso traz a marca da humanização dos espaços públicos. No local, já foi pintado um mural em homenagem ao cicloativismo, obra realizada por ocasião do III Fórum Mundial da Bicicleta realizado este ano em Curitiba. Foi concebido pela artista plástica Mona Caron que nasceu Suíça, mas vive e trabalha na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos.

Programação:

9h às 10h – Yoga (Yôga no Parque – Aulas Gratuitas)

10h ás 11h – Oficina Design to Go – a importância do design para o sucesso da mobilidade com Yasmin Reck (Agência Muu)

11h às 12h – Oficina Como construir sua própria Bicimáquina com Ivo R. Neto (Instituto Energia Humana)

13h às 14h – Oficina Bicicleta e políticas públicas – a importância do ativismo com André Soares (Presidente da União de Ciclistas do Brasil)

14h às 15h – Oficina Pipas voadoras no coração da cidade com Giusy de Luca (Mucha Tinta)

16h às 17h – Show de Janine Mathias

18h às 19h – Show de Du Gomide (foto)

* Nos intervalos, discotecagem de Adri Menegale; durante todo o dia, pintura corporal com Eduarda Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário