segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Museu da Imagem e do Som apresenta filmes biográficos sobre Rosa Luxemburgo e Hannah Arendt

Nos dias 17 e 18 de setembro, às 19h30, ocorre a mostra “Rosa e Hannah - Mulheres Que Mudaram o Mundo", promovida pelo Museu da Imagem e do Som do Paraná, em parceria com o Curso História - Memória e Imagem da UFPR. O evento exibe filmes que biografam duas das mais importantes personalidades femininas do século XX, Rosa Luxemburgo e Hanna Arendt. A entrada é franca.
Na quarta-feira (17), está programado o filme "Rosa Luxemburgo", que aborda a trajetória da célebre filósofa, economista e militante revolucionária fuzilada em 1919, em Berlim. Na quinta-feira (18), é a vez de "Hannah Arendt - Ideias Que Chocaram o Mundo" (foto), sobre a filósofa alemã de origem judaica que se celebrizou pela criação do conceito da banalidade do mal.
A pensadora e ativista Rosa Luxemburgo e a filósofa Hanna Arendt, com suas ideias e ações, deixaram um legado que influencia os rumos da sociedade contemporânea. Nas produções, ambas são interpretadas pela mesma atriz, Barbara Sukowa. Além disso, as duas obras foram realizadas pela diretora alemã Margarethe Von Trotta.
Antes de cada sessão, José Roberto Braga Portella, doutor em História e professor do Departamento de História da UFPR, vai falar sobre a abordagem que os filmes fazem da vida e obra de cada uma das personalidades biografadas.
O Auditório Brasílio Itiberê (anexo à Secretaria de Estado da Cultura) está situado na rua Cruz Machado, 138, Centro. Mais informações: 3321- 4729.

Nenhum comentário:

Postar um comentário