sexta-feira, 19 de setembro de 2014

ABL lança aplicativo gratuito de consulta ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa

A Academia Brasileira de Letras acaba de lançar, com acesso gratuito, o aplicativo do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), que contém a ortografia oficial do Português, para tablets e celulares. O usuário poderá fazer a consulta utilizando a internet apenas  uma única vez, quando baixar o aplicativo ou quando for necessária a atualização da base de dados.
Para isso, basta acessar o link http:/goo.gl/dRR7Kx (iOS) para download na App Store da Apple, ou no link http:/goo.gl/zU2nGU (Android), para download no Google Play.
Um dos recursos mais interessantes do aplicativo é o de autocompletar-se (o que facilita a digitação em telas pequenas). Outro é a regulagem do tamanho da fonte (para telas pequenas e pessoas com dificuldade na leitura). De acordo com os técnicos responsáveis pelo aplicativo, quando um consulente começar a digitar parte da palavra cuja grafia precisa consultar, uma listagem de possíveis resultados aparecerá na tela, e ele poderá encontrar a exibição do vocábulo antes mesmo de terminar a redação de tal termo.  O aplicativo dispõe também de um ajuste que pode ampliar ou reduzir o tamanho da fonte, facilitando a leitura.
A tendência do mundo é a composição entre o que é impresso e o que é digitalizado e disponibilizado através dos serviços da Internet. A popularização dos iPads, celulares,  e de todos os novos veículos de comunicação é inevitável,  e a Academia, com o aplicativo, poderá prestar serviço a um número cada vez maior de usuários, especialmente os estudantes”, afirma  o presidente da ABL, acadêmico Geraldo Holanda Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário