quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Fac-similar do jornal Nicolau também está disponível gratuitamente na internet

Além de viabilizar a reedição impressa do fac-similar do Nicolau, a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) também disponibiliza gratuitamente o acesso ao conteúdo pela internet. Os 60 números do suplemento cultural, que circulou de 1987 a 1996, podem ser acessados no www.bpp.pr.gov.br. “Dessa maneira, viabilizamos a toda comunidade o acesso ao importante jornal que contribuiu para inserir o nome do Paraná, como Estado de tradição cultural, no circuito da cultura brasileira”, afirma o secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana.
Recentemente, a SEEC colocou em circulação a edição impressa do Nicolau, com tiragem de 2 mil exemplares - conteúdo que já começou a ser distribuído a todas as bibliotecas públicas do Estado, instituições culturais do Paraná e do Brasil e aos colaboradores do Nicolau. O diretor da Biblioteca Pública do Paraná (BPP), Rogério Pereira, observa que essa reedição fac-similar (a impressa e os arquivos digitais) é de fundamental importância para viabilizar o acesso a um jornal muito procurado por pesquisadores, estudantes e leitores na BPP. “Há poucos exemplares do Nicolau disponíveis para consulta. Com essa reedição, e também a partir do acesso livre na internet, recuperamos um conteúdo que pode ser revisitado e também ser uma descoberta pelas novas gerações”, diz Pereira.
Iniciativa de um grupo formado por nomes como Josely Vianna Baptista, Adélia Maria Lopes, Wilson Bueno (1949-2010) e Luiz Antônio Guinski, Nicolau abriu espaço para a produção poética e de ficção brasileira. Paulo Leminski, Ferreira Gullar, Dalton Trevisan, Milton Hatoum, Jamil Snege e Sérgio Sant'Anna, entre outros, foram alguns dos muitos autores que publicaram no jornal editado pela SEEC. Além de inéditos, Nicolau, coordenado na maior parte de seu percurso pelo escritor Wilson Bueno, também publicou conteúdo jornalístico, como reportagens, resenhas de livros e entrevistas com grandes nomes da cultura.
O secretário Paulino Viapiana também destaca que, além da participação de poetas, prosadores e jornalistas, o Nicolau se tornou conhecido pela qualidade gráfica. “Luiz Antonio Guinski, idealizador do projeto gráfico, Rita Solieri, Nelson Bond e Joba Tridente foram alguns dos designers responsáveis por, ainda hoje, o Nicolau ser referência em programação visual”, completa Viapiana.
O público pode ter acesso gratuitamente ao Nicolau na internet e, no caso da edição impressa, por consultas ou empréstimo em bibliotecas, incluindo a BPP. O fac-similar, os 60 volumes em três caixas, também está sendo vendido diretamente na Biblioteca Pública do Paraná. O dinheiro arrecadado com a venda será revertido em atividades para o público infantil e infanto-juvenil da BPP.
A reedição fac-similar impressa também está disponível para empréstimo ou consulta na Biblioteca Pública do Paraná. O fac-similar (60 exemplares em três caixas) pode ser adquirido por R$ 50,00 na BPP. Mais informações: 221-4951 3221-4917 ou imprensa@bpp.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário