quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O realismo de Alexandre Reider na Galeria Um Lugar ao Sol

O artista plástico e pintor Alexandre Reider abre exposição de quadros, intitulada “Passagens”, nesta quinta-feira (25), às 19h, na Galeria Um Lugar ao Sol, em Curitiba. Serão 30 obras, que contemplam o realismo de paisagens, com elementos especiais da fauna e da flora brasileira.
Considerado o símbolo da renovação dos valores neoclássicos, suas pinturas são exclusivamente de paisagens, inspirada em grandes artistas do século XIX, como Antônio Parreiras, Oscar Pereira da Silva, Joaquín Sorolla, John Sargent, entre outros, e atualmente influenciada pela escola realista americana.
Reider nasceu em São Paulo em 1973 e iniciou sua carreira muito cedo, aos 14 anos, inspirado nas pinturas de seu avô, Jorge Reider - um austríaco que veio para o Brasil em 1927, admirador da pintura realista e que iniciou seu legado pintando igrejas. Aos 17 anos tornou-se aluno do pintor Luiz Pinto, um dos principais representantes da arte figurativa no Brasil e também desenvolveu suas habilidades como desenhista na Escola Panamericana de Artes, aprimorando sua técnica durante três anos.
Em seus quadros, Reider transpõe com muita competência e perfeição os contrastes de luz e sombra, em detalhes e veracidade nos cenários que interpreta. Mas além das paisagens, o artista também interpreta outros gêneros como calmas marinhas e cenas urbanas.
O pintor já participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como na Munich Art Galery, em Munique, na Alemanha, em 2006. O artista também participou do Salão de Outono França-Brasil, que aconteceu em São Paulo, selecionado entre os 160 primeiros em um universo de 2 mil trabalhos de todo o mundo. Em 2008 foi o vencedor do Prêmio Aquisição, do 1º Salão de Belas Artes de São Paulo, realizado no prédio da Bienal.
Além das obras, Reider também se dedica ao Plein Air Studio, onde ensina e capacita artistas com cursos e workshops nas modalidades de ilustração, artes plásticas, animação de games, pintura sobre a tela, entre outros métodos da expressão visual. Mais informações sobre o artista, seu atelier e suas obras no site www.areider.com.br.

Galeria - Fundada no ano 2000 por Munira Calluf, a Galeria de Arte Um Lugar ao Sol emprestou o nome de um antigo programa da televisão local, apresentado pelo falecido marido da marchand, Emir Calluf. “Um Lugar Ao Sol”, como deve ser, sempre deu luz à boa arte, independente dos detalhes que muitas vezes tolham bons trabalhos do competitivo mercado de arte. Ocupando suas paredes com nomes como Raquel Taraborelli, Rogério Dias e Adélio Sarro, o espaço não demorou a conquistar seu próprio reconhecimento, uma posição consolidada de grande promotor da arte em Curitiba e fomentador da agitação cultural que é marca da capital paranaense.
A Galeria Um Lugar ao Sol está situada na rua Jaime Reis, 134, São Francisco. Informações: 3013-7873 ou 3015-7163 ou www.umlugaraosol.com.br.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário