terça-feira, 23 de setembro de 2014

Peça “Morada” fala do homem contemporâneo no palco da Companhia dos Palhaços

A Companhia dos Palhaços está recebendo as encenações de “Morada”, um espetáculo de teatro/musical, sobre a vida de um homem contemporâneo. É uma metáfora do corpo como casa, morada do ser que se apaixona, questiona a existência de Deus e se prepara para a morte. Nosso homem/personagem fala por meio de canções, fragmentos de textos e sequencias de ações físicas. São quatro atores interpretando um mesmo homem, um monólogo polifônico.
A encenação busca criar um espaço cênico integrando a plateia na espacialidade dramática, possibilitando uma relação muito próxima das cenas. O jogo estabelecido entre a cena e a plateia faz com que os atores / personagens busquem nos olhares do público uma forma de compartilhar as suas próprias questões. “Morada” fala da busca pessoal do outro, a pessoa amada, e procura estabelecer atravessamentos afetivos nessas relações, contaminado a plateia com tudo o que pode reverberar do ato teatral, os sons, palavras, movimentos e canções. “Morada” busca afetar sensorialmente o publico presente.
Um dos pontos altos de “Morada” é a trilha sonora, executada ao vivo, com canções compostas por Batone Neto, arranjos e direção musical de Junior Pereira e preparação vocal de Márcia Kaiser. Ao todo são seis canções executadas pelos quatro atores que formam o elenco do espetáculo: Andrew Knoll, Fábiano Amorim, Kauê Persona e Wagner Corrêa.
A direção do espetáculo é de Paulo Vinícius que também assina o espaço cênico. A produção é da Figurino e Cena, uma produtora que desde 2008 vem realizando diferentes projetos na área de teatro, formando variados coletivos criativos, grupos de artistas, específicos para cada trabalho. No repertório da Figurino e Cena estão importantes trabalhos como “Ouve-me com o teu corpo inteiro” (2014), a peça infantil “Bimbo” (2014), o espetáculo “De volta ao começo” (2012) e a exposição de sapatos “Sapataria rococó” (2012).
Os figurinos são assinados por Felipe Custódio e a preparação corporal dos atores foi desenvolvida por Leonardo Goulard que trabalhou o karatê como partitura coreográfica para o desenvolvimento das cenas. O documentário audiovisual e o design gráfico foi desenvolvido por Fábio Miranda a partir das fotografias de Marco Novack. Compõem a equipe do espetáculo Luci Ortega que desenvolveu a assistência de direção artística do projeto.
“Morada” foi realizado através da Lei Municipal de Incentivo a cultura – PAIC – Programa de Apoio e Incentivo a Cultura da Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de Consórcio Servopa, Livrarias Curitiba e Apolar.

Indicadas para maiores de 14 anos, as encenações de “Morada” acontecem até o dia 28, de quarta a domingo em dois horários: 19h e 21h. A Companhia dos Palhaços está situada na rua Amintas de Barros 307, Centro. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia) e a renda será revertida para os trabalhos do Hospital Erasto Gaertner. Mais informações: 3077-5009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário