terça-feira, 23 de setembro de 2014

Palácio Iguaçu recebe exposição do paranaense Roberto Pitella

O Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná, está recebendo a exposição “Picuí”, do fotógrafo e artista plástico curitibano Roberto Pitella. A mostra retrata as belezas e particularidades de Picuí, na Paraíba, região do Seridó, no semiárido nordestino. A exposição fica no hall de entrada do Palácio Iguaçu, até o dia 14 de novembro, e pode ser conferida das 10h às 16h nos fins de semana e das 10h às 18h nos dias de semana.
É a segunda exposição abrigada na sede do governo estadual, desde que o local foi aberto para a visitação pública, em junho deste ano. “O espaço se tornou uma ótima oportunidade para os artistas exibirem seus trabalhos”, afirma o artista paranaense. “É um local belíssimo e fascinante para os artistas e para o público. Como fica ao lado do Museu Oscar Niemeyer, um corredor artístico e cultural está sendo formado com a abertura deste espaço”, diz Pitella.

Fotografias - Conhecida como a capital da carne de sol, a cidade de Picuí se destaca também pela mineração de pedras preciosas. Foram estas particularidades escolhidas por Pitella para retratar o município. “Eu quis romper com o estereótipo que se tem da região semiárida nordestina, mostrando um lado delicado e poético. Mais do que documentar uma realidade, esta é uma exposição poética”, explica o fotógrafo.
As mais de 100 fotografias mostram as pessoas, a cultura, a paisagem e as pedras preciosas de Picuí e são fruto de diversas viagens do fotógrafo ao município paraibano. “Espero que o público se apaixone e descubra delicadezas e encantos que eu descobri em Picuí”, afirma. Roberto conheceu a cidade por meio da produtora cultural Maria de Fátima Macedo, natural de Picuí e que há 38 anos vive em Curitiba. Ela é responsável pela produção da mostra. “Digo que estou emprestando o olhar do Roberto para mostrar minha cidade natal ao Paraná. É uma grande alegria poder divulgar as belezas desse lugar”, conta.
Fotógrafo profissional há quase 40 anos, Roberto Pitella é mestre em Artes Visuais e professor da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Tem obras expostas em diversas galerias e museus no Brasil e no exterior, como o Ludwig Museum, na Alemanha, e a galeria Ward Nasse, em Nova York. É curador de fotografia em projetos autorais de criação, realiza pesquisas sobre fotografia e arte relacional e coordena grupos de pesquisa em processos criativos em imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário