segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Pesquisadora lança guia de visitação ao Cemitério Municipal

A pesquisadora e presidente da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, Clarissa Grassi, lança nesta terça-feira (30) o “Guia de Visitação ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula – Arte e Memória no Espaço Urbano”.
O guia, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e com o incentivo da Caixa Econômica Federal e da empresa Serra Verde Express, traz um recorte de 99 personalidades divididos em dez trajetos temáticos: artistas, empresários, políticos, intelectuais, músicos, arquitetura, arte tumular, geologia, personalidades e ritos e fé.
O guia traz um olhar multidisciplinar. Há dados ligados à arte tumular, arquitetura, geologia e história. Os cemitérios integram parte do patrimônio cultural brasileiro. Mas, para valorizarmos esse patrimônio, é essencial conhecê-lo”, explica Clarissa.
O Cemitério Municipal São Francisco de Paula, fundado em 1854, é o mais antigo dos quatro cemitérios municipais que Curitiba. Possui aproximadamente 5.745 túmulos e 75.042 sepultados. Desde 2011, é oferecido o serviço de visitas guiadas. Personalidades como Barão do Serro Azul, Guido Viaro, Emiliano Pernetta, Helena Kolody foram sepultadas no local. Há curiosidades ligadas a nomes como Maria Bueno, que recebe um grande número de visitantes regularmente e tem sua história cercada de lendas e mitos.
São várias as obras presentes no Cemitério Municipal, como as executadas por João Turin, para o túmulo de André de Barros, com elementos paranistas; e esculturas como a de Pierino Riva, forjada em bronze na Itália pelo escultor Alberto Bazzoni. “Esses são apenas alguns poucos exemplos que reiteram a importância de se preservar um verdadeiro patrimônio”, conta Clarissa.

A palestra e o lançamento do “Guia de Visitação acontecem a partir das 19h30, no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro), com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário