quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Maestro Roberto de Regina comanda concerto cênico do Coro da Camerata Antiqua

O fundador e maestro emérito da Camerata Antiqua de Curitiba, Roberto de Regina, será responsável pela regência do Coro da Camerata no concerto cênico “Música da Renascença Francesa”, que o grupo apresenta neste fim de semana. Num verdadeiro passeio pelo tempo, serão interpretadas as canções de Clément Janequin (1485-1558), com sessões na Capela Santa Maria Espaço Cultural, às 20h de sexta-feira (26) e às 18h30 de sábado (27).
Para essa performance histórica, que integra a temporada 2014 de espetáculos do grupo curitibano, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, o Coro da Camerata conta com direção cênica da atriz e dramaturga catarinense Pagu Leal, que une ao canto recursos cênicos, harmonizando as diferenças temporais. Pagu tem mais de 40 espetáculos em seu currículo, trabalhando com diversas companhias e acumulando várias premiações.
O concerto tem, ainda, a participação da atriz e cantora paranaense Rosana Stavis, reconhecida pela versatilidade em transitar com igual profundidade entre os mais variados papéis. Ultrapassando 60 atuações no teatro, cinema, óperas, musicais e televisão, Rosana exibe importantes premiações e também é cantora da banda curitibana Denorex 80.
O assistente de direção cênica é José Brazil, integrante do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba que, além do canto, dedica-se também à direção cênica de óperas. A iluminação é do paulista Lucas Amado, que desde 2008 reside em Curitiba e desenvolve pesquisa em luz com artistas de teatro e dança contemporânea da cidade, tendo recebido o prêmio Gralha Azul de Iluminação, em 2012.
Os comentários estarão a cargo da curitibana Elisabeth Seraphim Prosser, especialista em História da Música e Música Barroca, que também desenvolve intensa carreira artística com flauta doce e cravo. Autora de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, Elisabeth recebeu vários prêmios pelo conjunto da sua obra As palestras antecedem as apresentações, sendo proferidas às 19h15 de sexta-feira (26) e às 17h45 de sábado (27).

O programa – Poucos compositores da Renascença (período compreendido entre fins do século 14 e início do século 17) foram mais populares em vida do que Clément Janequin. Suas chansons (canções) eram muito apreciadas e cantadas em todos os lugares. Em suas obras, Janequin imita com habilidade sons naturais ou artificiais, como cantos de pássaros, sons de uma caça ou de uma batalha, com tiros de canhão e gritos dos feridos.
Para apresentar estas composições cheias de surpresas é necessário que os cantores também se transformem em atores, interpretando e cantando com a alma”, destaca o maestro Roberto de Regina. Como as canções possuem muitos recursos onomatopeicos, o maestro traduziu cada uma delas para permitir ao público apreciar toda a delicadeza do espetáculo. “A sensibilidade pode ser encontrada onde menos se espera e, quando o texto é compreendido, a plateia se emociona”, diz o maestro que classifica o concerto como literário-musical.

O maestro – Nascido no Rio de Janeiro, em 1927, Roberto de Regina estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque (EUA), regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Fundou grupos de música antiga como o Coral Bach do Teatro do Estudante, Coral Bach de O Tablado, Coro de Câmara Dante Martinez, Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqua de Curitiba (Coro e Orquestra), que neste 2014 comemora 40 anos de existência. Também é o responsável pela construção do primeiro cravo brasileiro e pela gravação dos dois primeiros discos de cravo e música antiga no país.
Embora seja amplamente reconhecido como um dos maiores cravistas do Brasil, com 26 álbuns e cinco DVDs gravados, Roberto de Regina possui outras facetas menos divulgadas. É médico anestesista, profissão que exerceu durante anos, paralelamente à música, e também um exímio artesão, construindo miniaturas de veículos - carros, embarcações e aviões - e de catedrais e castelos.

O concerto cênico “Música da Renascença Francesa” tem ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia), com pagamento somente em dinheiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário