segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Letícia Guimarães apresenta textos de Raul Cruz

A diretora teatral Letícia Guimarães apresenta dois textos de Raul Cruz nesta terça-feira (dia 16), às 19h30, no Miniauditório do Teatro Guaíra, como parte do ciclo Teatro Paranaense em Três Atos – história, leituras dramáticas, depoimento. Promovido mensalmente pelo Centro Cultural Teatro Guaíra para debater e divulgar as artes cênicas produzidas no Paraná, o ciclo traz a leitura de “Foz” e “Grato Maria Bueno”, além de promover debate sobre as obras em questão. A entrada é franca.
Nascido em Paranaguá, Raul Cruz (1957-1993) também é conhecido nas artes plásticas, por obras em pintura, desenho e gravura; e, no teatro, como ator, diretor, figurinos e textos. Parte de sua obra está na exposição “Cena Raul Cruz”, em cartaz, neste momento, no Centro Cultural do Sistema Fiep, onde permanece até o dia 19 de outubro.
Letícia Guimarães dirige a Companhia do Abração, espaço de arte e cultura dedicado ao teatro infantil onde funciona também uma escola de teatro para todas as idades. Criada em 2001, a Cia. do Abração desenvolve pesquisa de teatro e dança contemporânea, promove teatro amador e profissional e oferece ao público uma biblioteca com cerca de 2 mil livros, uma videoteca com registro de seus espetáculos e filmes de curta, média e longa metragem de artistas locais e nacionais.
O ciclo de leituras dramáticas acontece uma vez por mês com obras de autores paranaenses e direção de diretores premiados no Gralha Azul nos últimos dez anos. Até agora foram apresentados trabalhos de Eddy Franciosi, Manoel Carlos Karam, Edson Bueno, Paulo Biscaia, Mario Bortolotto e Glauco Flores de Sá Brito, que dá nome ao Miniauditório. Logo depois da leitura é gravado depoimento dos participantes, com mediação do ator Chico Nogueira, para integrar a memória do teatro paranaense.
Para o dia 14 outubro está agendado o texto “Trecentina”, de Enéas Lour, com direção de Cleide Piasecki. E para 9 de dezembro, texto de Laerte Ortega a ser escolhido pelo diretor Roberto Inocente. A entrada no Auditório Glauco Flores de Sá Brito é gratuita em todos os eventos do ciclo, realizados sempre às 19h30. Alunos de teatro que comparecerem a 75% das leituras receberão certificado de Extensão Universitária emitido pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário