A Cinemateca de Curitiba abriga a
partir de terça-feira (30) a Mostra de Cinema Atual Espanhol. Em cartaz até
sábado (4), serão apresentados dois filmes por dia, com sessões sempre às 18h e
às 20h e entrada franca. A mostra, que é uma parceria entre o Escritório
Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, a Sociedade Cultural Brasil-Espanha
e o Instituto Cervantes de Brasília, já passou por outros estados brasileiros e
vai continuar rodando o país até o fim do ano. A edição apresenta uma variedade
de gêneros dentro da indústria cinematográfica espanhola, com uma minuciosa
seleção de filmes produzidos no ano de 2012, todos indicados para maiores de 12
anos.
Conhecer o cinema espanhol é uma das
maneiras de se aproximar da cultura do país, dos seus povos e de suas
tradições. Além disso, a heterogeneidade de temáticas e de gêneros da
cinematografia espanhola pretende dialogar com a diversidade cultural
brasileira, mostrando como ambos os países compartilham os seus valores. Deste
modo, a mostra pretende se transformar em uma referência dentro dos festivais
internacionais que se projetam no Brasil, abrangendo grande parte da população
de cidades brasileiras e fortalecendo os laços entre os dois povos.
No dia da abertura, entre os filmes, às
19h30, haverá uma breve palestra ministrada pelo professor Rafael Tassi
Teixeira. O palestrante é doutor em Sociologia pela Universidade Complutense de
Madrid (2004), atual vice-coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em
Comunicação e Linguagens da UTP/PR e professor adjunto da FAP (Sociologia da
Arte e Estudos Culturais).
Programação:
Dia 30, terça-feira:
18h – O Apóstolo, de Fernando Cortizo.
19h30 – Palestra com Professor Rafael
Tassi Teixeira
20h – Branca de Neve, de Pablo Berger.
Dia 1º, quarta-feira:
18h – Branca de Neve
20h – Carmina ou que se Exploda, de
Paco Leon.
Dia 2, quinta-feira:
18h – Carmina ou que se Exploda
20h – Mapa, de León Siminiani.
Dia 3, sexta-feira:
18h – Mapa
20h – O que os Homens Falam, de Cesc
Gay.
Dia 4, sábado:
18h – O que os Homens Falam
20h – O Apóstolo
Sinopses:
O Apóstolo - Uma história de humor,
mistério e fantasia ambientada no Caminho de Santiago. Ramón, um preso fugitivo
da cadeia, acabará envolvido em estranhos e inquietantes sucessos ao tentar
recuperar uma pilhagem que tinha sido escondida há muitos anos numa aldeia
galega. Fantasiado como um peregrino, começa a adentrar-se em um lugar onde
velhinhos, aparições e até padres farão com que o protagonista tenha de
enfrentar uma condenação mais da que tinha fugido. Primeiro filme espanhol de
animação a ser filmado com a técnica de stopmotion. (Animação, 72’)
Branca de Neve - Adaptação do popular
conto dos irmãos Grimm. Se passa nos anos 20, numa Espanha tradicional. A
protagonista é Carmen, uma bela jovem com uma infância atormentada por sua
terrível madrasta Encarna, após a tragédia que aconteceu a seus pais. Ao fugir
do passado, Carmen entra em uma apaixonante viagem acompanhada por novos
amigos: seis anões toureiros. Com caráter gótico, o filme mudo mostra alguns
dos elementos mais tradicionais da cultura espanhola, onde a fotografia em
branco e preto e a trilha sonora têm o protagonismo. (Drama, 105”)
Carmina ou que se Exploda - Carmina é
uma mulher de 58 anos que mora em Sevilha, onde ela administra um mercado que
vende produtos ibéricos. Após sofrer diversos roubos e não encontrar suporte na
companhia de seguros, ela inventa uma nova maneira de recuperar seu dinheiro e
manter sua família. Enquanto aguarda pelo resultado do seu plano, ela reflete
sobre sua vida, seu trabalho e as maravilhas que acontecem na cozinha da sua
casa. O falso documentário foi lançado simultaneamente no cinema, na TV e em
DVD. Vencedor de quatro prêmios no festival de Málaga, esta comédia de costumes
foi escolhida como melhor filme segundo o público. (Comédia, 71’)
Mapa - Após passar por um traumático
término amoroso, o diretor espanhol León Siminiani decide fazer uma viagem a
fim de curar a sua mágoa. O destino ideal para tratar de sua alma e refazer o
seu espírito parece óbvio: a Índia. Neste filme-diário, o diretor se expõe de
forma direta e crua, enquanto debocha de suas próprias frustrações e de sua
culpa burguesa. Por isso, é um filme em construção, em que o criador
compartilha sua busca com o espectador e o processo criativo se torna o tema
central. (Documentário, 85’)
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