sexta-feira, 26 de setembro de 2014

“O Caminho dos Girassóis” em cartaz no Museu Oscar Niemeyer

Em homenagem ao Dia das Crianças (12 de outubro), o espetáculo “O Caminho dos Girassóis” volta em cartaz, em temporada de 27 de setembro a 12 de outubro, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, no Museu Oscar Niemeyer. A peça, dirigida e escrita por Fátima Ortiz e produzida pela Mataveri Cultural, obteve três indicações ao Troféu Gralha Azul 2013. Os ingressos custam R$ 30,00 e R$ 15.00 (meia).
A peça aborda a beleza do crescimento das crianças, a descoberta lúdica do mundo, das relações na família, na escola e também o confronto com as realidades do mundo e com o progresso. No enredo, a coruja, senhora dos sonhos, e o beija-flor, mensageiro das inspirações, celebram o dia a dia das crianças. O sol gira e com ele a pressa e os compromissos: o corre-corre na família e uma cidade que cresce engolindo paisagens, casarões e jardins.
A autora quer expressar suas inquietações com o volume de informações que a criança recebe a todo instante, e afirma que esse acúmulo é igualmente colocado aos pais e à escola, gerando um descompasso entre o saber natural, do tempo livre, e um saber impositivo, o da pressa. Neste processo de descobertas a peça valoriza a construção e o entendimento da linguagem da força das palavras, que são colocadas como fonte de fascínio para a mente infantil. 
O elenco é composto pelos integrantes da Cia Pé no Palco, Juliana Spriscygo e Pedro Bonacin, e os atores convidados Flora Vieira Chagas e José Augusto Bergossi. O trabalho de criação é assinado por artistas que desenvolvem trabalhos com a diretora há anos: Fernando Marés, no cenário; Beto Bruel, na iluminação; Julana Adur, na coreografia, e Rosy Greca, na composição e direção musical. A direção de produção é de Daniel Valenzuela, da Mataveri Cultural.
“O Caminho dos Girassóis” foi premiado no edital Oraci Gemba, da Fundação Cultural de Curitiba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário