segunda-feira, 21 de outubro de 2013

BPP tem programação especial durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Para comemorar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que acontece entre 23 e 30 de outubro, a Biblioteca Pública do Paraná promove uma série de atividades. Durante toda a semana, estão previstas palestras, oficinas, shows e bate-papos com escritores. Neste ano, o evento presta homenagem ao centenário de nascimento do poeta, compositor, dramaturgo e músico Vinicius de Moraes. A programação se estende para as cidades de Paranaguá e Ponta Grossa.
A abertura oficial do evento em Curitiba acontece nesta quarta-feira (23), com a palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas”, ministrada pelo professor e doutor Cristian Santos, bibliotecário da Câmara dos Deputados. Resultado de uma parceria entre a BPP e o Conselho Regional de Biblioteconomia 9º Região (CRB9/PR), a palestra acontece também em Ponta Grossa, na Biblioteca Pública Prof. Bruno Enei, na noite de quinta-feira (24).
A jornalista Dinah Pinheiro Ribas lança na noite de sexta-feira (25) o livro “A viagem de Efigênia Rolim nas asas do peixe voador”, obra que resgata a trajetória da artista popular Efigênia Rolim, conhecida como a “Rainha do Papel de Bala” por utilizar material reciclado como suporte para suas esculturas. Durante o lançamento, haverá um bate-papo entre a autora e a artista sobre a produção do livro, mediado pela professora e escritora Michele Czaikoski.
Já a Seção Infantil da BPP promove o lançamento dos livros Abençoado e danado do samba e Fragosas brenhas do mataréu, obras infantojuvenis de Ricardo Azevedo. Autor de mais cem de livros infantis e vencedor de cinco prêmios Jabuti, o escritor e ilustrador também fará uma palestra sobre o universo da literatura para crianças e adolescentes.

100 anos de Vinicius - Para homenagear Vinicius de Moraes, o Coral Infanto-juvenil da BPP faz sua apresentação de estreia e canta as principais composições do “Poetinha”. O projeto “Música na Biblioteca”, em edições especiais diárias, recebe shows temáticos que trazem no repertório canções de Vinicius. A verve dramática do artista é revisitada com a exibição de Orfeu negro (1959), filme de Marcel Camus adaptado a partir da peça teatral Orfeu da Conceição, escrita por Vinicius de Moraes. A obra será comentada pelo cineasta Fernando Severo, diretor do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR).
Encerrando as atividades da Semana na capital, acontece entre os dias 29 e 31 o “Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas”. O curso, que este ano esteve em Cascavel, Jacarezinho e Ponta Grossa, entre outras cidades do interior, tem por objetivo melhorar a qualificação desses profissionais em relação ao atendimento ao público e à administração de bibliotecas públicas. “Muitos profissionais da área não têm noção de como uma biblioteca é complexa e de como ele, o bibliotecário, faz a diferença na vida das pessoas de uma comunidade”, afirma a chefe da Divisão de Extensão da BPP, Maria Marta Sienna, uma das palestrantes do encontro.

Programação completa:

Quarta-feira, 23
11 e 15h – Hora do Conto (hall de entrada)
17h – Coral Juvenil da EMBAP (hall térreo)
18h – Música na Biblioteca “Sambas de Vinicius de Moraes” - Jô Nunes (hall térreo)
19h – Abertura Oficial da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Palestra “A Biblioteca pode resolver os problemas da minha vida? Possibilidades e perspectivas – Prof. Dr. Cristian Santos (Parceria com CRB9/PR) – (auditório – 2º andar)
20h – Coquetel

Quinta-feira, 24
11 e 15h – Hora do Conto (hall térreo)
15h30 - "Orfeu Negro", de Marcel Camus, adaptação de peça teatral de Vinicius de Moraes. Apresentação de Fernando Severo, Diretor do MIS/PR (auditório – 2º andar)
18h – Música na Biblioteca “100 Anos de Vinicius de Moraes: poemas e canções” – Quarteto de Efeitos (hall térreo)

Sexta-feira, 25
11 e 15h – Hora do Conto (hall de entrada)
18h – Música na Biblioteca “Amores d’Outrora e do Porvir: música barroca e contemporânea” – Trio fff e Cintia de los Santos (hall de entrada)
19h – Lançamento do livro “Efigênia Rolim nas asas do Peixe Voador”, de Dinah Pinheiro Ribas, e bate-papo com a autora e a artista (auditório – 2º andar)

Sábado, 26
11h – Hora do Conto (hall de entrada)
10h30 – Coral Infanto-juvenil da BPP Canta Vinicius (hall de entrada)

Segunda-feira, 28
11 e 15h – Hora do Conto (hall de entrada)
18h – Música na Biblioteca “Afrosambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell” — Cida Airam e grupo (hall de entrada)
19h – Lançamento e bate-papo. Livros “Abençoado e danado do samba” e “Fragosas brenhas do mataréu”, do escritor Ricardo Azevedo (auditório – 2º andar)

Terça-feira, 29
29/10 a 31/10 – 9h as 12 e das 13 as 18h
Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas (Sala de Reunião – 3º andar)
09h30 – Palestra "Literatura, escola e sistema cultural dominante", com o escritor Ricardo Azevedo (auditório – 2º andar)
18h – Música na Biblioteca “Tributo a Vinicius” – Ana Cascardo (hall de entrada)
 Mais informações: 3221-4974 ou www.bpp.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário